You are here:

HomepeixesComo Fazer o Sushi Joe
Como Fazer o Sushi Joe
14 42

Andei vendo no meu Word Press que alguns leitores tem buscado no blog as palavras “joe”, “djow”, “jow”, “djô” e tudo mais que a imaginação permite. Pra ser sincera, eu também não sei qual é o correto, mas vou explicar por que eu escolhi JOE.

A lenda diz que esse sushi surgiu quando, num dia de movimento inesperado no sushibar, as algas nori acabaram, e, então, muito criativo, o sushiman resolveu usar tiras de peixe pra enrolar o arroz. Como o sushiman se chamava Joey e nos Estados Unidos o apelido para este nome é Joe, a nova invenção acabou sendo assim batizada. Difícil saber se é verdade ou não, mas eu simpatizo com a estorinha! Até porque, Joe é um dos personagens da minha série favorita (Friends) – e acho que muita gente até se lembra do episódio Unagi”, um dos mais engraçados!

No Japão, tem-se feito este tipo lindo de Joe, chamado apenas de “sushi de salmão defumado”. No topo tem ikura (ova de salmão) e uma lasquinha de limão:

O mistério do sushi Joe está só nome mesmo, porque ele é bem fácil de fazer. Apenas exige uma certa delicadeza nas mãos.

Prepare o arroz, conforme explicado aqui. Pegue um punhado, espalhe sobre o sudare (esteira de bambu) e pressione para formar uma tirinha de arroz:

 Com a faca, ou com a mão mesmo, divida a tirinha em montinhos pequenos de arroz e reserve:

Pique uma porção de salmão cru e acrescente os ingredientes desejados. Aqui eu usei furikake e hondashi, mas você pode usar cream cheese, maionese, geléia de pimenta, ovas e tudo o que tiver direito! Misture bem e reserve. Esta pastinha será a cobertura do joe.

Você se lembra de como a gente corta o salmão para nigiri? Dá uma relembrada aqui. O procedimento será o mesmo para o corte do filézinho que vai no joe, porém, em vez de cortar pedaços com 4 dedos, corte mais compridos (5 dedos) e  faça os filézinhos mais estreitos (2,5 cm):

 

Como mostrado na foto, eu já deixo meus filés empilhadinhos, aí é só montar o joe:

1- Pegue um bolinho;

2- Envolva ele com um filé de salmão, como se estivesse colocando um cachecol;

3- Cuidadosamente, coloque a pastinha sobre cada peça:

4- Finalize como desejar. Aqui eu fiz uns com soboro (peixe desidratado colorido) e outros com cebolinha:

Salivou? Eu salivei!

Beijos e boa prática!

42 Comentários

  • cheap louis vuitton walletsDezembro 15, 2012 at 15:26 

    I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this blog. Thanks, I will try and check back more frequently. How frequently you update your site?

  • moncler schweizDezembro 16, 2012 at 8:00 

    I wish to voice my passion for your kindness for people who have the need for help with this important question. Your real dedication to passing the solution all around had been pretty functional and has consistently encouraged regular people like me to reach their dreams. This warm and helpful guideline implies so much a person like me and further more to my office colleagues. Many thanks; from each one of us.

  • ブランドコピー,ルイヴィトンコピー,エルメスコピー,プラダ コピー,シャネルコピー,バーバーリコピー,グッチコピー,オメガコピー,LV時計コピー,ロレックス時計コピーDezembro 16, 2012 at 9:07 

    またやりそうだな。

  • Sushi a La CarteDezembro 16, 2012 at 22:41 

    Thank you for your comment! I usually update the blog three times a month.

  • Sushi a La CarteDezembro 16, 2012 at 22:45 

    Thank you, Moncler! I’m very glad to know that the blog is helping you! Warm regards

  • erlonDezembro 31, 2012 at 15:15 

    ficaram lindos e interessantes vou experimentar faze-los!!! bjao!

  • Sushi a La CarteJaneiro 02, 2013 at 10:58 

    Olá, Erlon! Obrigada pelo comentário! Experimente, sim, eu me divirto fazendo! Grande abraço!

  • LanerFevereiro 19, 2013 at 21:59 

    Olá Fernada, tudo bem? Primeiramente quero parabenizá-la pelo excelente blog. Descobri apenas ontem, mas’, muito empolgado, já vi boa parte dos arquivos. São excelentes e realmente ajudam muito!! Estou com uma dúvida e se vc puder esclarecer eu ficarei grato. Vi os posts sobre sashimi e nigiri de salmao. Entendi que são feitos de partes diferentes. Minha dúvida é: o corte do nigiri é no mesmo sentido do feito para o sashimi, ou seja, na transversal do peixe, ou segue a longitudinal do peixe, no sentido do seu comprimento. Muito obrigado, abraços!!!

  • Sushi a La CarteFevereiro 21, 2013 at 11:07 

    Olá, Laner! Obrigada pelo comentário! Fico feliz que os posts estejam ajudando. O corte do nigiri é longitudinal, no sentido do comprimento; o do sashimi é transversal, como se fatiasse um pão. Abraços!

  • GuilhermeMaio 07, 2013 at 23:53 

    Oi fernanda!!

    muito legal o blog!!!

    tu tem alguma sugestão de outros tipos de joe que não esse tradicional?? queria experimentar umas coisas novas!!

    obrigado!!

  • harisMaio 27, 2013 at 14:36 

    Achei otimo

  • harisMaio 27, 2013 at 14:42 

    Eu adoro sushi

  • Sushi a La CarteMaio 31, 2013 at 18:54 

    Obrigada, Haris!

  • Sushi a La CarteJunho 02, 2013 at 0:46 

    Olá, Guilherme! Obrigada pelo comentário! Você pode variar o joe colocando atum por fora, ovas de capelin por cima e gema de ovo de codorna, fica lindo. Também pode usar uma fatia fina de pepino ou nabo pra envolver o bolinho de arroz, ou uma lâmina de omelete…Vai mesmo da sua imaginação! Abraços!

  • ThaisSetembro 19, 2013 at 1:39 

    Ola Fernanda, td bem?? Simplesmente amei seu blog, Parabéns!!! Adoro comida japonesa, sempre tento fazer em casa com ajuda da internet e pesquisando hoje encontrei seu blog, maravilhoso!! Faco sempre sushis em casa, mas sashimi, niguiri, ainda não pois ainda não aprendi os cortes. Vou seguir seu blog, tentar aprender. Mto obrigada por compartilhar seus conhecimentos, suas técnicas. Sucesooo pra ti. Bjo.

  • nelci helenaJaneiro 31, 2014 at 10:34 

    Muito interessante é que eu já fazia algo parecido com os sushi joe . Minha filha os chamava de trouxinhas de salmão . O importante que é uma delícia . Agora vou aprimorar minha receita com suas dicas, obrigada.

  • MarcosMarço 17, 2014 at 12:56 

    Olá Fernanda, seu blog é ótimo. Uma pergunta: como fechar o Joe? Grato.

  • RicardoMarço 24, 2014 at 15:02 

    Sou apaixonado por esse tipo de sushi e adorei a historia que vc postou sobre ele, sempre tive duvidas sobre o nome também. Bom eu faço um pouco diferente do seu, eu priorizo o cream cheese que resulta em um sabor maravilhoso misturado ao salmão e cebolinha com salsinha. Parabéns Fernanda pelo blog irei me tornar seguidor dele com certeza.

  • Sushi a La CarteMarço 28, 2014 at 21:03 

    Olá Marcos! Você fecha com o próprio filezinho de salmão. Como a carne é úmida e o arroz grudento, o salmão fica colado sozinho ao redor do arroz. Abcs

  • GlauberJunho 11, 2014 at 14:54 

    Oooi…
    Seu blog é realmente muito bacana…
    Vi pela 1ª vez depois que fiz um curso básico de Sushi, sashimi e hots… e queria comprar alguns apetrechos… estive em SP e suas dicas de facas me ajudaram muito!!!
    Por curiosidade, navegando te achei de novo… e confesso que esse JOE eu aprendi na marra… comi em um restaurante e me apaixonei… pedi mais umas duas porções e fui dissecando o bicho até entender como é feito… hoje faço tb! Já até brinquei com a receita colocando-o no cointreau, curaçau azul… e maçaricando depois. Recomendo!
    Obrigado pelas dicas…
    … e continue desnudando essa cozinha deliciosa!!!
    Bjo grande!!!

  • MARCOSAgosto 13, 2014 at 16:45 

    Oi Fernanda
    Site sensacional !
    Me aventurei na culinária japonesa há pouco tempo e me divirto e relaxo a fazendo. Dúvida : Como faço para prender o pepino no Joe ? Se muito fino, desenrola, se muito grosso, quebra ….

  • Sushi a La CarteAgosto 26, 2014 at 23:10 

    Olá, Marcos! Obrigada pelo comentário! Na verdade tem que ser uma lâmina finíssima de pepino, como papel. Aí ela se molda bem e não desenrola. O mesmo serve para o nabo. Abcs!

  • LucianaSetembro 18, 2014 at 19:45 

    Oi Fê! Fiquei apaixonada por seu blog! Acompanho suas dicas, e sigo suas receitas! Divino! Aprendi com vc! 😉
    Abraço
    Luciana

  • ViniciusOutubro 28, 2014 at 1:43 

    Olá, gostaria de saber qual diferença do Joe para o Gunkan?

  • Maria Eduarda dos Santos PaesNovembro 12, 2014 at 20:19 

    ola!!presiso saber si o salmão pode ser supirtituido por spicy tuma (sem pimeta)

  • Sushi a La CarteNovembro 27, 2014 at 1:06 

    Olá, Maria Eduarda! Pode substituir por atum sim. Abraços!

  • Monique BrunelliMarço 13, 2015 at 7:47 

    Mulher,vc é maravilhosa!!Virando sua em 3,2,1…
    Tô Apaixonada e de boca aberta com tanta simplicidade na sua didática adorei ,aqui estou encontrando tuuuuuudo que eu precisa saber,minhas dúvidas…estou pensando em vender sushi pronto nas bandejas,lá. na faculdade que meu esposo estuda,vc.acha que é uma boa idéia ???De sushi sei fazer bem o basiquinho ,inclusive já tem um tempo q não faço mais,na cidade em que eu morava não tinha os ingredientes para o preparo,mas agora me mudei e aqui encontro tudo(ou quase.tudp rsrsrsrs)nos mercados.Queria muito uma opinião sua.Bjss !!!

  • Monique BrunelliMarço 13, 2015 at 7:50 

    *virando sua fã em 3,2,1

  • AndreMarço 31, 2015 at 12:18 

    Oi, vi o comentários sobre usar ovas de capelin. Existe algum preparo para estas? Achei o gosto de mar muito forte. Não achei tão bom quanto em restaurantes. Existe algum truque?

  • Sushi a La CarteAbril 19, 2015 at 22:03 

    Olá, André! O sabor das ovas de capelin é mesmo acentuado, mas vem prontas para consumo. Pode até ser que algum restaurante dê “um trato”, mas desconheço a técnica. Aqui em casa eu uso a mesma marca que os restaurantes onde eu trabalhei usavam. Pode ser que essa questão de marca e procedência também interfira. Abraços!

  • Sushi a La CarteAbril 19, 2015 at 22:28 

    Olá, Monique! Obrigada pelo comentário! Aqui nas universidades também tem sushi de bandeja pra vender e sai bem, mas são vendidos nas lanchonetes. Veja se alguma lanchonete/cafeteria se interessa pelo seu sushi! Abraços e sucesso!

  • Dimas QueirozAbril 29, 2015 at 22:03 

    Fernanda, primeiramente parabéns.
    Venho acompanhando seu blog há pouco, mas já li todas as postagens que encontrei. Como é feito esse “recheio” que vai sobre o Joe?

    Abraços! Espero que continue esse belíssimo trabalho.

  • Sushi a La CarteMaio 03, 2015 at 11:21 

    Olá, Dimas! Obrigada pelo comentário. A receita está no próprio post: “Pique uma porção de salmão cru e acrescente os ingredientes desejados. Aqui eu usei furikake e hondashi, mas você pode usar cream cheese, maionese, geléia de pimenta, ovas e tudo o que tiver direito! Misture bem e reserve. Esta pastinha será a cobertura do joe”. Abraços!

  • RaphaellaMaio 12, 2015 at 23:37 

    Boa noite poderia me explicar a diferença de Joy com Gunkan ? ainda confundo os dois na culinaria japonesa ! o site esta lindo e de parabens!!!

  • Dimas QueirozMaio 27, 2015 at 18:56 

    Obrigado Fernanda.
    Nessa semana devo ir para a segunda experiência de sushi na cozinha, nesta, pretendo arriscar o djow e o hot roll.
    Fico agradecido pela atenção.

    Sucesso!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 17:22 

    Olá, Raphaella! Obrigada pelo comentário! O joe é envolto por salmão, o gunkan é envolto por alga e tem formato mais alongado. Gunkan em japonês é um tipo de navio. Abraços!

  • RaniereFevereiro 29, 2016 at 10:19 

    Adoro este blog! Ótimo trabalho Fernanda!! xD

  • RaniereFevereiro 29, 2016 at 10:20 

    Adoro este blog! Ótimo trabalho Fernanda! xD

  • GabriellaAbril 15, 2016 at 13:22 

    Oi Fernanda. Estou querendo fazer uma rodada de sushi para 10 amigos, contendo Jyo, niguiris, rolos e uramakis, tudo de salmão. Quanto devo comprar para servir aproximadamente 20 peças por pessoa? Obrigada, adoro seu blog!

  • FabianoJulho 30, 2016 at 21:37 

    Muito bom, este sushi… mas, para corrigir a curiosidade: O nome é Joseph (José), abreviado Joe (Zé), no diminutivo Joey (Zezinho).

  • ildo GuilhermeOutubro 16, 2016 at 4:06 

    Parabéns, lindo trabalho.

  • EliezerMarço 26, 2017 at 23:59 

    Primeiramente Parabéns pelo trabalho, está sendo muito útil nas minhas aventuras na culinária Japonesa… Parabéns

Deixe um comentário


+ 3 = 7

* obrigatório