You are here:

HomedicasSushi em Casa sem Bagunça
Sushi em Casa sem Bagunça
03 20

Só de pensar em fazer sushi em casa  já dá um desespero por causa da bagunça? Então seus dias de baderneiro acabaram! É possível, sim, fazer sushi  sem deixar sua cozinha num cenário de dia de mudança!

sushi mess

Claro que tem gente que é bagunceira por natureza, faz guerra de farinha, espirra ovo na parede e segue bem tranquilo e feliz, mas há quem goste de otimizar o tempo, buscar a eficácia e se cansar menos na cozinha (eu!). Então eu dou aqui dez dicas de ouro para o preparo organizado de sushi, de modo que você vai sentar pra comer com a cozinha toda limpinha. Juro.

DICAS PARA UM SUSHI ORGANIZADO:

1ª DICA: arrume e limpe a cozinha antes de começar. Libere seu balcão ou mesa, e passe álcool. Você não vai querer misturar peixe com farelo de pão do café da manhã, vai?

2ª DICA: sempre comece pelo arroz. Sempre! Você pode até deixar pronto no dia anterior. O arroz é o mais demorado pra se fazer, então deve ser o primeiro. Às vezes eu ponho pra cozinhar antes de tomar meu café.

3ª DICA: prepare um ingrediente por vez e reserve. Sabe na época da escola quando tocava o sinal e mudava a disciplina? Aí a gente guardava o material daquela aula e pegava os livros da próxima? Com sushi é a mesma coisa. Prepare e guarde na geladeira um ingrediente  antes de começar a manipular o próximo. Mas guardar como? Em recipientes separados. Abaixo tem o camarão em um pote e o salmão em outro:

camarão prontosalmão cortado

4ª DICA: Tudo o que tiver que ser feito com algum ingrediente, faça de uma vez só. Observe nas fotos que o ingrediente foi preparado conforme o tipo de sushi que seria feito. No pote do camarão, já tem os que vão pro rolinho e os que servirão pra nigiri. No pote do salmão já tem cortadas as tiras dos uramaki, os retalhos do hossomaki e os filés de nigiri (empilhados). Veja que estão cada um no seu montinho. E o sashimi? O pedaço de salmão pro sashimi também já deve ser separado nesta etapa, mas corte somente quando for servir porque fica bem mais gostoso. E o skin? Também já faça e separe em outro pote, já que não é cru (e este não precisa ir pra geladeira senão perde a crocância).

5ª DICA:  Comece a enrolar somente depois que todos os ingredientes estiverem preparados! Já está tudo cortado e nos respectivos potinhos? Inclusive pepino, kani e manga? Ótimo. E o gergelim? Já foi tostado? E a alga, já foi cortada ao meio? Pois corte e já deixe cortada dentro do pacote. E o sudarê, já está plastificado? Já colocou água no potinho? E claro, verifique se o arroz já está frio.

6ª DICA: forre seu estômago antes de começar a enrolar! Se todos os ingredientes estão prontos e na geladeira, só esperando por você, aproveite para comer alguma coisa. Sushi demora pra ficar pronto e uma das maiores causas de bagunça é a fome que vai dando no meio do processo, aí você resolve cortar só um rolinho, beliscar só um amendoinzinho, comer só um feijãozinho que sobrou de ontem….E quando vê, seu local de trabalho virou um buffet por quilo.

7ª DICA: antes de enrolar, também lave a louça que sujou (panelas, tábuas, talheres, pratos…), limpe o balcão, passe álcool novamente e deixe a postos somente o arroz, a alga, o pote com água, o sudarê e uma tábua pra colocar os rolinhos. Nem a faca você vai usar agora, então já deixe-a limpinha. Seu local de trabalho deve ter essa cara:

local trabalho sushi

8ª DICA: primeiro enrole, depois corte.  Pegue um ingrediente  por vez na geladeira e faça os rolinhos daquele sabor; depois pegue outro ingrediente, enrole, e assim por diante. Vá fazendo os rolos e empilhando sem medo. Pra empilhar uramaki, coloque um filme plástico entre eles.

empilhar rolos

9ª DICA: vá montando os pratos enquanto corta. Já deixe a postos uns 3 ou 4 pratos grandes e distribua igualmente as peças entre eles, assim, todos os pratos terão todos os sabores. E não esqueça: deixe um espaço em cada prato para os nigiris e sashimis, que serão feitos por último. Guarde os pratos na geladeira por uns minutos porque agora vem a última dica:

10ª DICA: lave o resto da louça antes de servir o sushi. Como você já tinha lavado a maior parte na dica 8, sobraram agora só os potinhos, faca e tábua. Se você tiver uma irmã ou mãe bacanas como as minhas, elas já podem ir lavando enquanto você monta os pratos.

E assim, você senta feliz e contente pra saborear seu sushi sem ter passado por uma experiência traumática de bagunça! E tenho certeza que seguindo essas dicas você também vai ganhar bastante tempo no preparo.

Um abraço e boa prática!

20 Comentários

  • fabioMaio 04, 2015 at 19:17 

    Vc está de parabéns…. estou começando a fazer os meus sushis e aqui tem sido um ótimo guia. Ficarei acompanhando e aguardando novas receitas… Muito grato!

  • PedroMaio 07, 2015 at 22:28 

    Que dica bacana! Muito feliz em voltar aqui e ver postagem nova! Seu blog virou a minha bíblia do sushi. Sou iniciante, sigo religiosamente as suas receitas e todas as vezes que fiz, deu super certo!
    Parabéns por compartilhar essas informações.
    Abraço

  • Renan LessaMaio 08, 2015 at 15:19 

    “Toda pessoa que serve além do dever encontrou o caminho para a verdadeira felicidade.” Obrigado por compartilhar conhecimento!

  • Rebecca MautoneMaio 13, 2015 at 0:25 

    Oque faço com o salmão ou o peixe que eu usar antes de colocá-lo no sushi ou o sashimi mesmo só comprar cortar e colocar não tem um preparamento ? como o molho su ? não iria ficar com cheiro estranho ?

  • LiviaMaio 14, 2015 at 17:19 

    Oi, Fernanda. Te mandei uma mensagem pela página de contato, mas não sei se foi, então vou escrever aqui também: “Oi, Fernanda. Tudo bem? Desde que aprendi a fazer sushi estou acompanhando seu blog e gosto muito das dicas, são preciosas! Acontece o seguinte, as pessoas estão gostando do meu sushi (que bom!) e me perguntando se não faço para entregar, ou jantares em casa. Estou pensando em fazer, mas fiquei na dúvida de como cobrar. Você poderia me ajudar? Cobro por pessoa? Deixo as pessoas escolherem os pratos que mais gostam e faço um orçamento? Obrigada!

  • GiselleMaio 18, 2015 at 14:23 

    Oi Fernanda! Aprendi muita coisa aqui no blog com você e decidi sair da teoria.
    Nas duas vezes que fiz, não ficou daquele jeito que como nos restaurantes. Sei que só a pratica vai levar à perfeição, mas minha maior dificuldade é deixar as peças bonitas. Mal aparece o salmão e o cream cheese. Preciso usar pedaços maiores de salmão?O preparo do camarão é só aferventar com um pouco de sal??
    Ahh, onde posso achar o salmão mais fresco aqui pela região? Também sou de Floripa!

    Parabéns pelo seu blog! Entro todo dia pra tirar algumas duvidas q aparecem. Se puderes me ajudar eu agradeço, pois como Sushi Lover que sou, tá osso sair pra comer em restaurantes. Abraço!!

  • Thales AmericanoMaio 20, 2015 at 20:21 

    Boa noite Fernanda.
    Há alguns meses, talvez um ano que eu acompanho seu blog e afirmo que melhorei muito na arte de cozinhar! Nunca deixei um comentário por não ter dúvida ou pelo simples fato de ser mau educado mesmo!:/
    Mas sem dúvida foi o maior achado esse seu blog. Mesmo!!
    Enfim, queria saber sobre os retalhos que você falou na dica 4. As tiras de uramaki não são as mesmas que as usadas no hossomaki? Se não, qual seria a diferença entre as tiras e os retalhos?
    Qual a diferença dos camarões para rolinho e para os do nigiri? Só forma de cozinhar que é diferente ou é um tipo de camarão diferente? Eu sei que para nigiri, temos que cozinhá-los espetados e para os hossomakis não faz muita diferença né?!

    Aproveitando que eu deixei meu comentário, queria falar que o atigo do molho Su em Grande quantidade foi fantástico. Sempre ficava na dúvida quanto a quantidade de sal, açúcar e vinagre. Ou ficava sem gosto pelo equilibrio de sal e açúcar, ou ficava muito doce, ou muito avinagrado (o que deixava a CASA cheirando a vinagre 2 dias), mas seguindo os passos desse artigo, ficou perfeito!
    Não pretendo seguir o ramo da culinária não, mas se seguir, vou usar seu blog como a bíblia da culinária japonesa!

    Muito obrigado e até breve.

  • Daniel NascimentoJunho 11, 2015 at 14:47 

    Fernanda, boa tarde! Com sua ajuda através do blog, conseguir fazer meu primeiro sushi (Hossomaki), e ficou uma delicia!! Fiquei preocupado com o cozimento do arroz, porque estava fazendo uma porção pequena (uma xícara), porém ficou perfeito!! Usei no Su apenas os três ingredientes principais e o arroz foi Tio João, e achei muito diferente dos restaurantes “nível médio” que frequento em Recife/PE e Natal/RN. Fiquei bastante empolgado com a experiência, investir muito pouco e tive um retorno surpreendente!! Vou continuar acompanhando suas dicas, e tentar aplicar a técnica aprendida no blog na minha cozinha!! Parabéns pelo trabalho, e tenha certeza tem muitas pessoas como eu que ficou feliz em encontrar essas dicas maravilhosas!! Abraço!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 16:43 

    Olá, Thales! Obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em saber!
    Vamos lá:
    RETALHOS: são sobras miúdas do peixe que foi cortado pra nigiri ou sashimi. Também podem ser usados nos uramaki, mas eu prefiro fazer tiras mais inteiras pros uramaki e deixar os retalhos pros hossomaki. Tem dias que eu resolvo fazer só filadélfia, aí coloco retalhos e tiras. As tiras são mais espessas, cortes da lagura de 1 ou 2 dedos, como se fossem os filés pra nigiri só que mais grossos.

    CAMARÃO: O camarão que eu uso pra rolinho é o mesmo que o de nigiri. Cozinho do mesmo jeito, tudo junto, mas sem casca e sem o palito. Se você quiser economizar, pode comprar um camarão menor pros rolinhos pq é mais barato.

    Abraços e boa prática!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 16:48 

    Olá, Giselle! Obrigada pelo comentário! Sim, os anos de prática são fundamentais. Logo seu sushi vai estar mais parelho. Imagino que você também deva estar usando pouco recheio. Vai aumentando aos poucos até achar o ponto certo. O camarão é só salgar e ferver, mas tem mais detalhes no post de “nigiri de camarão”. Costumo comprar o salmão no Verdemar, Itacorubi. Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 17:17 

    Olá, Rebecca! Não se preocupe, nada deve ser feito no peixe, nem água, nem molho, nem produto algum. Apenas compre em uma peixaria de confiança, que preze pela higiene e frescor dos peixes. Salmão de boa procedência não tem mau cheiro. Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 17:23 

    Obirgada, Renan, pelo comentário! Escrever no blog e responder aos comentários realmente me faz feliz! Gostaria de ter tempo pra fazer isso o dia inteiro! rsrs Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 17:25 

    Oi, Livia! Acho que respondi pelo e-mail. Caso tenha esquecido, me relembre novamente. Abraços!

  • Daniel NascimentoJunho 11, 2015 at 17:59 

    Corrigindo meu comentário: Não achei diferente dos restaurantes “nível médio” que frequento em Recife/PE e Natal/RN.

  • ReginaAgosto 01, 2015 at 2:42 

    Fernanda, da proxima vez vou seguir suas dicas de organizaçao ao fazer sushis, pq hoje minha cozinha parecia cenario de passagem de tornado…rs.Bem assim como a foto postada aí em cima…rs.

  • JoelAgosto 04, 2015 at 2:51 

    Excelente. Como mencionei em outra oportunidade, seu blog é excelente. Tenho um delivery aqui no Rio de Janeiro e trabalho exatamente assim como você ensina e fica tudo muito mais fácil, prático e higiênico. Parabéns pelas dicas. Tenho acompanhado muita coisa na internet e seu blog é um dos poucos que podemos confiar em relação aos métodos tradicionais.

  • Mariana IervolinoAgosto 10, 2015 at 10:37 

    Fê do céu! Esse é o meu post preferido! :) Beijão da “irmã bacana”! PS: bacana é você que faz sushi pra gente!! 😉

  • LaraAgosto 02, 2016 at 12:11 

    Excelente post!!! Organização e limpeza são essenciais numa cozinha!! Tirou meu medo de fazer sushi e sashimi aos domingos para meus filhos e marido! Obrigada!!

  • Claudinei MarianoOutubro 03, 2016 at 21:01 

    Obrigado pelas dicas, eu particularmente ia montando e já cortando os sushis, logo, como você orientou fica bem melhor, pois já está com o espaço mais livre, e já pode ir cortando e montando os pratos.

    abs…

  • JoãoJaneiro 09, 2017 at 23:05 

    Muito obrigado pelas dicas, estou me preparando para começar, abraço e sucesso!

Deixe um comentário


8 + = 14

* obrigatório