You are here:

HomealgaSushi com folha de arroz
Sushi com folha de arroz
26 1

Muitos de vocês já devem ter visto esse tipo de sushi enrolado com uma espécie de alga gelatinosa, meio transparente…Bem, aqui em Floripa tem um restaurante que usa bastante e eu AMO! Trata-se da folha de arroz, a mesma usada pra fazer o rolinho primavera vietnamita, que é quase igual ao rolinho primavera chinês (praticamente só muda o tipo de folha).

Vou confessar que fazer sushi com essa folha é bem mais difícil, então recomendo que você dê uma olhada nos passos do sushi convencional antes de seguir em frente, ok? Vai te ajudar um tanto….

sushi folha transparente

Folha de arroz vietnamita

Fazer sushi com folha de arroz é uma opção pra quem não gosta de alga nori, a tradicional alga japonesa, mas já vou abrir o jogo dizendo que a folha de arroz não tem muito gosto não, rsrsrs! Logo, o recheio tem que ser espetacularmente saboroso pra compensar! Talvez por isso eu acabe gostando tanto desse sushi!!

Aqui eu vou dar a sugestão da Fê, mas você pode ficar super à vontade pra bolar a sua receita:

1- cozinhe em água fervente, por alguns minutos, os pedaços de salmão, atum ou peixe branco que sobraram da sushizada do dia anterior:

cozinhar salmão água

2- escorra e faça um patê bem consistente, amassando o peixe com um garfo e acrescentando maionese, pimenta, sal e furikake:

patê salmão cozido

Para enrolar, pegue a folha de arroz e mergulhe por 1 segundo numa forma com água morna:

hidratando folha de arroz

Depois leve a folha pro sudare ( esteirinha de bambu ) e é necessário que ela já esteja plastificada, senão vai grudar absurdamente! Veja aqui como plastificar seu sudare. Além de plastificar, é bom também jogar umas gotinhas d’água e espalhar (deu pra sentir que a bichinha gruda mesmo, né?). A folha de arroz fica transparente depois de hidratada, por isso ela acaba se camuflando:

folha de arroz no sudare

Em seguida, espalhe uma boa quantidade de arroz pra sushi bem no meio do círculo (vai sobrar folha em cima e embaixo). Cubra bem as laterais. Como essa folha é redonda, o processo é um pouco diferente do rolo convencional. Em seguida, já acrescente o patê, no meio do arroz. Veja que é uma boa quantidade, ou seja, esse rolo fica na espessura de um uramaki, ou até mais grosso. O único cuidado está em não fazer o patê muito molenga, senão seu rolo vai desmilinguir!

preparo sushi folha de arroz

Se você quiser o rolo mais grosso, espalhe o arroz numa área maior e coloque mais recheio, assim por exemplo:

Pra fazer o rolo mais espesso

Pra enrolar, levante o sudare com os polegares e segure o recheio com os outros dedos. Vai enrolando até chegar do outro lado:

enrolando com a folha de arroz

Olha, eu levantei o sudare pra você dar uma espiada:

detalhe do rolo quase pronto

Agora, dá uma tombada pra frente mais uma vez pra colar todo o excesso de folha de arroz no rolo. Pra finalizar, apare os cantos. Basta levar o rolo até a borda do sudare, e o que ficar pra fora você tem que apertar com a palma da mão:

arrumando o cantinho do rolo

Se tiver dúvidas sobre esses últimos passos, assista a esse vídeo que vai ajudar.

E está pronto! Pra cortar, você precisa de uma faca mega, hiper, ultra amolada! Veja dicas sobre corte neste post. E eu recomendo que você umedeça um pouco a tábua também!!

Rolo cortado ao meio

Rolo cortado ao meio

Sushi de folha de arroz recheado com patê de salmão

Sushi servido!

Bom apetite!!

Beijos da Fê

Um Comentário

  • OndinaMarço 28, 2017 at 22:46 

    Olá gostei muito desse sushi , vou fazer obrigada pela dica bjs

Deixe um comentário


7 + 6 =

* obrigatório