You are here:

HomepepinoPepino Japonês em Tirinhas: como cortar
Pepino Japonês em Tirinhas: como cortar
29 14
Acredito que muitos já pararam para se perguntar como o sushiman consegue cortar o pepino em tirinhas tão finas?! Bem, não vou dizer que é simples, mas qualquer pessoa que descasca laranjas poderá chegar a um ótimo resultado com o pepino!
Em primeiro lugar, escolha um bom pepino. “Bom” quer dizer sem ranhuras, bem lisinho, tendo pelo menos 20 cm de comprimento e o mais reto possível. Os pepinos encurvados dificultam o ato de descascá-lo. Detalhe: estou falando de pepino japonês, que tem a coloração verde mais escura e é mais longilíneo que o pepino comum. Em qualquer bom supermercado você encontra, na sessão de hortifruti.



 

pepino comum


pepino japonês


Após escolhido o pepino, lave-o muito bem e corte as pontinhas. Em seguida, divida-o em 3 ou 4 partes iguais (dependendo do comprimento do pepino). Cada uma deverá ter em torno de 8cm:


Pegue um dos pedaços do meio para proceder o corte em tirinhas, pois eles são retos e simétricos. Os pedaços das extremidades afinam nas pontas, o que dificulta o trabalho. Descasque este pedaço como se estivesse descascando uma laranja, em espiral, até chegar nas sementes. Tanto a casca quanto a parte interna do pepino são aproveitadas. Só descarte mesmo as sementes.


Em seguida, faça camadas e, com um cutelo afiado, corte o pepino em tirinhas, as mais finas que conseguir.


Separe as tirinhas e utilize-as quando for enrolar seu sushi.


Existe outra maneira, mais fácil, de cortar o pepino em tirinhas (só não ficam tão fininhas):
Pegue os pedaços do pepino, corte-os ao meio e vá cortando ao redor até chegar na semente:


Depois, é só cortar cada pedacinho em tirinhas também.


DICA: tanto no procedimento em espiral quanto no segundo caso, deixe a parte da casca virada para baixo ao cortar as tirinhas. Fica mais fácil do que quando virada para cima.

14 Comentários

  • Davi Leon DiasSetembro 01, 2011 at 21:13 

    Olá Fernanda. Está muito legal o seu blog, cheio de dicas legais para melhorar mais a qualidade do sushi. Bom, eu tenho uma dúvida sobre o preparo do sunomono. Será que teria como postar no blog sobre esse preparo? Abração!

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoSetembro 01, 2011 at 22:42 

    Olá, Davi!! Obrigada pela postagem e pela sugestão! Atendendo a pedidos….o próximo post será sobre o sunomono! Abraços!

  • AnonymousFevereiro 23, 2012 at 18:48 

    Olá Fernanda.
    Gostaria de saber se para o tempero Su, pode ser usado saque kirin, no lugar do Mirim? Agradeço por suas receitas e dicas são ótimas, parabéns. Abraços.

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoFevereiro 25, 2012 at 16:39 

    Olá! É uma boa pergunta. Em algumas receitas japonesas de molho su, nem se usa o sake. É realmente uma questão de gosto, então você pode usar qualquer um dos dois. A diferença é que o mirin tem glicose líquida e o kirin não. A glicose serve para dar mais viscosidade, é uma espécie de xarope doce, tanto que o mirin é chamado de “licoroso”. Se você fritar cebola com ele, por exemplo, vai observar que ela fica meio caramelada. O kirin é basicamente um substituto do vinho branco em receitas convencionais sem dar o aspecto viscoso. Espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário! Abraços!

  • Thai BeachwearSetembro 22, 2012 at 22:53 

    Oi Fernanda, Parabéns pelo blog… adorei as dicas e mesmo em casa vou segui-las. Mas adorei mesmo seu aquário interativo. Abraço visite meu:
    thaibeachwear.com.br

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoSetembro 24, 2012 at 3:57 

    Olá! Muito obrigada pelo comentário! Os peixinhos adoram quando a gente clica pra alimentá-los, rsrsr! Grande abraço!

  • Diego BuenoAgosto 13, 2013 at 10:19 

    Por gentileza, existe a possibilidade de mostrar como se faz o leque com o pepino?? Muito obrigado!!

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 21:53 

    Olá, Diego! O leque está na fila da próxima sessão de posts! Enquanto isso, você pode ver alguma coisa neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GMz2J3x8Oiw

  • BrunoOutubro 02, 2013 at 22:29 

    Boa Noite,

    Primeiramente parabéns pelo site. Gostaria de tirar uma dúvida, a parte do meio do pepino, tem bastante água, caroços e é meio mole, esta parte do meio é descartada na hora de fazer os sushis para evitar do sushi ficar cheio de água e menos crocante?

    Obrigado!

  • paula furtnerDezembro 11, 2013 at 18:56 

    ótima dica, sempre sofri pra cortar o pepino fininho.

  • mayconDezembro 16, 2013 at 17:58 

    Oii Fer… intao ate tal eu estava usando o mesmo ralador japones com a lamina media para deixar o pepino fino…qual o objetivo? deixar fino e quadrados?? pois me ensinaram assim…. gostaria de saber se os consumidores se agradao…. ha e uma duvidazinha para entregar, junto nas caixas vai um pouquinho solto o chamando “ken” que é cenoura ralada com nabo ralado, gostaria de saber oq é exatamente isso??

    desde ja agradeço… e parabens muito bom trabalho

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 15:46 

    Olá, Maycom. O objetivo é deixar em tirinhas mesmo, as mais finas que conseguir. Eventualmente elas ficam meio “facetadas”, quadradinhas nas bordas. Você é quem decide que tipo de guarnição deve colocar na sua caixinha. O gengibre e o wasabi são os mais comuns. O nabo ralado normalmente acompanha o sashimi. Abraços.

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 16:53 

    Olá, Bruno! Isso mesmo, descarte a parte do meio. Sushi com sementes é muito desagradável. Abçs

  • comprar seguidores instagramMarço 18, 2014 at 0:12 

    muito bom o blog, adorei!

Deixe um comentário


5 + 4 =

* obrigatório