You are here:

HomepeixesComo Tirar a Pele do Salmão?
Como Tirar a Pele do Salmão?
09 22
Vou mostrar um jeitinho muito prático, ótimo pra se fazer em casa, ainda mais por quem está começando a lidar com o bichinho. Mesmo assim, tem a regrinha básica: a faca deve ser de lâmina longa (em torno de 20 ou 25cm) e deve estar beeeem afiada! 

Prossiga com os 3 primeiros passos mostrados no post do nigiri, até o momento de retirar as espinhas do filé. Você deverá estar com um pedaço assim em mãos:



Analise esse pedaço com carinho e perceba que em uma das laterais aparece um filete de gordura marrom do próprio peixe. Esta parte deve estar virada pra você quando for retirar a pele. Não importa qual pedaço do filé de salmão você pegou, vire a parte marrom pra você. E conforme a foto, a pele está em contato com a tábua, pra baixo.

Pegue sua faca. A dica aqui é trabalhar com ela levemente inclinada, a fim de que a camada grossa de gordura marrom fique na pele, não no filé. Assim, a lâmina vai passar por cima da gordura, ok?



O esquema é o seguinte: você vai deslizar a faca rente à gordura marrom, da direita para a esquerda, em movimento de vaivém, como se estivesse serrando alguma coisa. Os canhotos vão fazer tudo igual, apenas iniciam pela esquerda. A mão livre vai somente segurar o filé, só para dar firmeza, então, seja delicado(a), pois seu salmão, escolhido tão cuidadosamente, não vai ficar bem com as marcas dos seus dedos fincados no filé.



Não precisa ter vergonha de dar uma olhadinha pra ver se está ficando tudo dentro do previsto: a gordura marrom e uma fina camada de carne laranja devem estar na pele. Se acontecer de ter muita carne na pele, afunde mais a faca. Se ficou zero de carne e gordura na pele, trabalhe com a faca mais pra cima.


Percorra a faca até o fim. Limpe qualquer escama que tenha ficado no filé e reserve a pele para, posteriormente, fazer o skin.



Voila!!

22 Comentários

  • André VenancioJulho 12, 2012 at 15:52 

    Fernanda, sou maluco por sushi e curti muito o seu blog.
    Sempre quis preparar, pelo menos, sashimi em casa e acho que, com as dicas aqui encontradas, terei sucesso.

    Parabéns e um abraço.

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoJulho 12, 2012 at 18:03 

    Oi, André! Fico muito feliz que o blog esteja sendo útil! Estou na torcida pelo seu sashimi! Qualquer dúvida, deixe seu comentário. Abraços e boa prática!

  • EvandroJulho 13, 2012 at 17:19 

    Fernanda, tudo bem?
    Eu adoro comida Japa, e entrei por curiosidade aqui. Sejamos sinceros, teu site é um verdadeiro manual!!! Acredita que fui numa loja de artigos japoneses e comprei todos os apetrechos, e já vou praticar hoje à noite???
    Depois te conto, e se eu lembrar tiro fotos pra você ver. Beijos!

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoJulho 13, 2012 at 18:15 

    Oi, Evandro!! Muito obrigada! Fico feliz de verdade que você tenha se animado assim pra começar a fazer! Me mande as fotos e se tiver qualquer dúvida, é só escrever! Abraços e boa prática!

  • Rafael SchmidtJulho 17, 2012 at 23:00 

    Parabéns pelo blog, seguindo suas orientações já pude fazer vários pratos de sushi e sashimi.. :) inclusive uma amiga que também é blogueira, experimentou e depois postou em seu blog dando referencias ao “sushi a la carte”!! obrigado!

    Segue o link do blog com a indicação e fotos. http://agathalimas.blogspot.com.br/2012/07/delicia-do-dia-sushi.html

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoJulho 19, 2012 at 14:06 

    Olá, Rafael! Que bom mesmo que está dando certo! =) Dei uma olhada no blog da sua amiga e curti muito! Obrigada e parabéns! Abçs

  • Soraya CostaOutubro 07, 2012 at 2:01 

    Muito legal o seu blog, Fernanda. Parabéns e obrigada por compartilhar todo esse conhecimento. :) Abraços,

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoOutubro 07, 2012 at 3:49 

    Olá, Soraya! Muito obrigada pelo comentário! Sempre que tiver alguma dúvida ou sugestão de post, deixe seu alô! Um beijo!

  • VictorAbril 02, 2013 at 14:14 

    Fernanda, quero só agradecer, seu blog é fantastico, não tem aquelas coisas de ensinar sem querer ensinar, ele é muito intuitivo e com dicas muito faceis de se visualizar, parebens e sucesso!

  • Sushi a La CarteAbril 07, 2013 at 16:42 

    Olá, Victor! Muito obrigada pelos elogios! =) Fico feliz que esteja curtindo o blog! Sou professora por profissão mesmo, então sinto muito prazer em ensinar! Abraços!

  • Wagner VieiraMaio 11, 2013 at 9:29 

    Parabéns, belo trabalho! Mas, pra que guardar a pele? Abs!

  • Sushi a La CarteJunho 01, 2013 at 0:35 

    Olá, Wagner! A pele serve para fazer o skin, uma delícia! Segue a receita: http://www.sushialacarte.com.br/salmao-skin-receita/ Abraços!

  • FabioAgosto 03, 2013 at 23:24 

    vc retira as esquemas do salmao antes de abri-lo ou depois?

  • RafaelAgosto 27, 2013 at 1:15 

    Gostaria de saber como tiro o sabor amargo do salmao. Sera que nao estou limpando direito? As pecas sao congeladas frescas e eu mesmo tirei a pele

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 21:06 

    Olá, Rafael! Quando o peixe é congelado, o sabor pode se alterar, mas a gordura marrom também pode causar sabor amargo. Abçs

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 22:26 

    Olá, Fabio! Já compro o peixe descamado. É comum o peixeiro tirar as escamas com o peixe fechado. Abçs

  • MaryelenNovembro 07, 2013 at 14:10 

    Olá Fernanda PARABENS pelo blog, é MARAVILHOSO, estou começando a fazer as comidinhas japonesas agora, por isso estou estudando bastante e o seu blog é o minha principal fonte de informações. Gostaria de tirar uma duvida vi um video que o profissional joga sal no peixe e deixa por 5 minutos pro peixe soltar a agua. Isso é correto???
    Grata
    Maryelen

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 16:17 

    Olá, Maryelen! Posso estar errada, mas provavelmente este peixe estava congelado. O sal quebra as moléculas de água que se acumulam em alimentos congelados (e mesmo os não-congelados). Não recomendo para um peixe fresco. Sem contar que de sódio já basta o que tem no shoyu. Abçs

  • MarceloMarço 12, 2014 at 9:10 

    Sensacional seu site! Parabéns pela iniciativa e Tks pelas ótimas dicas! Virei fã! Abcs

  • AngelaAbril 07, 2014 at 14:15 

    Fernanda, AMEI seu blog!! Suas dicas são maravilhosas!!! Fiz meu 1º Sushi e ficou identico ao que eu costumo comprar, graças a sua receita é claro!!

  • Emerson BarbosaMaio 22, 2014 at 10:21 

    Ola Fernanda.

    Parabéns você e D+, segui todas as suas preciosas dicas e ontem preparei uma noite japonesa completa, em minha casa, para a esposa e dois filhos pre adolescentes. Sucesso absoluto gracas a você e suas preciosas dicas.

    Obrigado.

  • igorAgosto 17, 2014 at 13:50 

    Oi Fernanda. Passando para registrar o agradecimento. Pois aprendi a fszer “japa” e meu único problema é a parte da pele. Até consigo tirar, mas com o post sobre o tema você facilitou muito. Obrigado. Tem algumas fotos do que já fiz em meu instagram @igor_r_r

Deixe um comentário


6 + 2 =

* obrigatório