You are here:

HomenigiriOvas: as bolinhas coloridas do sushi!
Ovas: as bolinhas coloridas do sushi!
25 3

Há um tempo atrás não se via muito aqui no Brasil, mas hoje é mais comum encontrarmos sushis feitos com ovas, essas “bolinhas coloridas” deliciosas, que estouram na boca! Existem alguns tipos de ova, sendo que o sabor, a cor e o tamanho variam de acordo com o peixe. Aqui abaixo listo algumas ovas, as mais usadas no sushi:

TOBIKO (ovas de peixe-voador): são bolinhas pequenas, normalmente de cor alaranjada, mas podem ser tingidas de preto, vermelho e verde por meio de pigmentos:

Tobiko de cores diferentes

Tobiko de cores diferentes

Gunkan de Tobiko

Gunkan de Tobiko

MASAGO (ovas de peixe capelin): bolinhas muito parecidas com o tobiko, porém um pouco menores, por isso é muito fácil confundir as duas, ainda mais porque o masago também pode ser tingido de outras cores, porém é bem mais barato que o tobiko. Eu diria que o masago, à primeira vista, se parece mais com uma pasta, enquanto o tobiko tem as bolinhas mais fáceis de se ver logo de cara.

Masago vermelho

Masago vermelho

Nas peixarias e mercados o masago é vendido em potes de 100g que, aqui em Florianópolis, custam em torno de R$30,00. É relativamente fácil de encontrar, e os mais comuns são preto e vermelho:

Pote de Ovas de Capelin (masago)

Pote de Ovas de Capelin (masago)

A embalagem diz que é “tipo caviar” porque está mesmo longe de ser o caviar legítimo. Caviar é proveniente do peixe esturjão e é uma ova pequena, acinzentada e mais salgada que as demais. Não é muito comum nos pratos de sushi e o autêntico custa caríssimo (os olhos da cara mesmo!), principalmente se vier do esturjão da espécie beluga:

Caviar Legítimo Beluga

Caviar Legítimo Beluga




IKURA (ovas de salmão): essas, sim, são bolinhas maiores, do tamanho de pérolas, e sua cor natural é laranja vivo, proveniente dos carotenóides (pigmentos) que o peixe consome em sua dieta. É mais difícil de encontrar à venda e o preço é um pouco mais alto que tobiko e masago, mas é ainda bem “pagável” se comparada ao caviar. A ikura é muito utilizada no sushi tipo gunkan:

Ova de salmão - ikura

Sushi gunkan com ova de salmão – ikura

UNI (ova de ouriço-do-mar): a aparência é suspeita, mas o sabor é suave, com toque amendoado. Pode ser vendida fresca ou congelada (mas claro, o sabor se altera) e ela é muito mais comum nos sushis do Japão do que nos do Brasil (por enquanto, eu espero). Aqui em Floripa eu não encontro só as ovas à venda, tem que comprar o ouriço inteiro – mas também não é sempre que se encontra. Da mesma forma que a ikura, a uni é muito usada nos gunkans:

Ouriço-do-mar aberto

Ouriço-do-mar aberto

Sushi Gunkan com Uni

Sushi Gunkan com Uni

KAZUNOKO (ovas de arenque): essas ovas já foram tão abundantes na costa do Japão que eram usadas como adubo. Hoje em dia são verdadeiras iguarias. São firmes, amareladas ou rosadas, e, por serem compactas, parecem até um pedaço de peixe. Por isso, podem ser usadas em nigiri. Nunca comi, nem vi, mas ouvi dizer que tem textura incrível, super crocante:

Kazunoko

Kazunoko

Nigiri de Kazunoko

Nigiri de Kazunoko

KARASUMI (ova de tainha): quando fresca, tem a aparência terrível, mas pode ser frita que fica ótima; mas quando passa pelo processo de cura (ressecamento por meio de sal e sol) é chamada de botarga. Aí sim é mais associada ao sushi, mas também é raro de se ver. A botarga, por ser firme, acaba virando sashimi ou nigiri:

Sashimi de Karasumi - botarga

Sashimi de Karasumi – botarga

Nigiri de Karasumi

Nigiri de Karasumi

Abraços e bons estouros de bolinhas!

3 Comentários

  • Pedro Reis e Vaz FerreiraJunho 26, 2017 at 12:21 

    ai sim! Um post excelente!

  • BiancaJunho 28, 2017 at 18:09 

    Onde é possível encontrar ouriço em Floripa?

  • Sushi a La CarteJulho 17, 2017 at 10:29 

    Olá, bianca! Você só consegue por encomenda na peixaria Faimar Pescados, no mercado público. Atualmente está custando 10,00 cada ouriço, mas eventualmente eles tem também só as ovas pra vender. Abraços!

Deixe um comentário


+ 5 = 9

* obrigatório