You are here:

HomearrozHot Sushi Doce – sem arroz!
Hot Sushi Doce – sem arroz!
14 23

Vou passar neste post uma receita maravilhosa de hot sushi doce! E o detalhe: sem arroz! Perfeita pra quando bate aqueeeeela vontade de comer sushi doce e não se tem tempo (ou paciência) de esperar o arroz ficar pronto.

Confesso que eu só fui cair nas graças dos sushis doces há pouco mais de um ano. Eu achava meio esquisito, não tinha vontade nem de experimentar. Mas um belo dia me convenci de que era algo que eu precisava fazer, talvez em função do próprio blog, e eis que sim, eu curti. Só que como eu adoro uma alquimia culinária, precisei aprimorar a coisa, tornar mais saborosa e mais leve. Por isso, tirei o arroz e acrescentei uns ingredientes especiais. Siga a receita:

Pegue meia folha de alga (corte no sentido das listras, com tesoura ou dobrando a folha ao meio).

Escolha uma banana madura, de boa espessura.

Como a banana é meio curvada, dê uns talhos para deixá-la reta:

hot banana

Esta banana, por acaso, tem a largura exata da alga, mas se necessário, corte as extremidades. Você também pode fazer com a alga inteira, basta colocar então duas bananas. Como esse eu fiz só pra uma pessoa (euzinha), usei meia alga. Pode acrescentar cream cheese se desejar (foi o que eu fiz):

hot banana cream cheese

Em seguida, enrole com as mãos, bem justinho. Nem precisa da esteirinha de bambu (sudare). Cole a borda da alga passando o dedo molhado.

Depois, é hora de empanar o rolinho. Passe na farinha de trigo, no ovo e por último no panko, conforme explicado no post do hot filadélfia

Frite. O bom é deixar uns minutinhos para que a banana dê uma leve cozida. Então não precisa ser no fogo tão alto. Corte com uma faca simples serrilhada. Aqui eu consegui 5 peças.

hot banana sem arroz

Depois, coloque por cima:

1. uma pitada de canela

2. uma colher de brigadeiro (você pode fazer ou comprar pronto)

3. um fio de molho tare

4mais uma pitada de canela

5. raspas de limão – esse é o toque finalíssimo!

Eu não sei nem como descrever as nuances de sabor desse sushi (se é que pode ser chamado de sushi)…As raspas de limão contrabalançam de uma maneira tão perfeita com os demais ingredientes que eu ainda estou pra ver um hot doce mais saboroso que este. Toda a leveza restante é atribuída justamente ao fato de não ter arroz. Apesar de ser ingrediente principal dos sushis tradicionais, o arroz aqui não faz falta. Então prepare-se, porque você vai comer muuuuito!

hot banana sem arroz

Eu não troco esse por nenhum outro, mas as variações são inúmeras: pode substituir a banana por morango, o brigadeiro por doce de leite, colocar chocolate de verdade dentro, flocos de arroz, confeitos, etc, etc, etc. Aí vai de você e do seu paladar. Aqui cabe toda a sua criatividade.

hot doce banana brigadeiro

Boa prática! E boa academia!

23 Comentários

  • Adel ÍtaloSetembro 15, 2014 at 11:10 

    Huuummm, parece muito bom, vou tentar fazer esse aí. Será que fica bom com Nutella também?

  • Sushi a La CarteSetembro 16, 2014 at 13:00 

    Olá, Adel! Deve fica uma delícia! Abcs

  • RogerioSetembro 19, 2014 at 8:44 

    Incrivel…….obrigado pela dica……..!!!!!!!!

  • LarissaSetembro 20, 2014 at 9:20 

    Muuuuuito bom, testei ontem a noite deu super certo. Fiz com banana caturra que é maior e ai deu a alga toda, coloquei um pouco de açucar e canela dentro direto na banana e também misturei na farinha foi super aprovada aqui em casa. Até meu marido que não comia hot pedio mais :) Parabéns pelo site.

  • Andréa GhettiSetembro 23, 2014 at 22:14 

    Boa academia é ótimo!!! hahahahha
    Vamos precisar mesmo.
    Que receita super-deli-deli!

  • DiegoSetembro 24, 2014 at 13:40 

    Santo Cristo! Meus parabéns querida…adoro o site, sempre visito para ver as novidades e relembrar de outras dicas. Esta matou a pau…vou ter que providenciar uma sushizada. Gostaria de uma dica: Depois do hot frito, existe a possibilidade de armazena-lo de alguma forma, durante aprox. uma hora, para quando for servir, ainda estar crocante/aquecido? Ou ainda o ideal é fazer e já servir? Obrigado!

  • Sushi a La CarteSetembro 28, 2014 at 23:23 

    Olá, Diego! Obrigada pelo simpático comentário. O bom do hot é servir na hora, mas se não conseguir, deixe no forno em temperatura baixa. Mas sem o brigadeiro, senão derrete. Abcs!

  • VictorOutubro 08, 2014 at 13:30 

    Parabéns pela receita Fernanda! Acompanho há um tempo o blog e tem me ajudado bastante. Eu testei a receita porém a banana não ficou sólida, alguns rolinhos a banana até derreteu e sai pela alga, na hora que fui cortar também kkk Isso será que foi por muito tempo no fogo? O ideal seria um fogo um pouco mais alto só para fritar a massa e cozinhar um pouquinho a banana? Obrigado e sucesso!

  • Sushi a La CarteOutubro 10, 2014 at 9:46 

    Olá, Victor! Obrigada pelo comentário! Sim, pode acontecer da banana derreter se ficar tempo demais na fritura (neste caso, aumente o fogo e deixe menos tempo) ou se você usar uma banana já muito madura. Eu uso a banana tipo branca, madura porém firme. Abraços e boa sorte!

  • MarcielliOutubro 15, 2014 at 10:32 

    Parabéns! !!!!!!!
    cada vez mais encantada com seu blog,

  • GiulyaneOutubro 17, 2014 at 10:14 

    Olá Fernanda! Andei me aventurando nessa arte só pra impressionar o pessoal em casa rsrs E nossa! Seu blog é muito bom. Tirei várias dúvidas. Parabéns pelo modo simples que você ensina. Vou fazer esse banana hoje para testar. Quando possível, faz um poste sobre o “Kani queijo” (não se é esse o nome rsrs, mas é aquele sushi com cream cheese por dentro e kani por fora). Seu sushi deve ser excelente!

  • Sushi a La CarteOutubro 20, 2014 at 11:24 

    Olá, Giulyane! Obrigada pelo comentário! Se puder enviar uma foto desse Sushi talvez eu possa ajudar. Cada restaurante acaba inventando seus próprios sushis. Abraços!

  • LeideDezembro 29, 2014 at 16:45 

    Parabéns pelo blog e pelas dicas. Como se diz em japonês: Dômo arigatô!
    Abraços!

  • Tony ClustersFevereiro 22, 2015 at 21:02 

    Argh!!! Tem que ter estômago de animal para degustar essa porcaria. Comida oriental é só para orientais e quem fala que gosta dessas gororobas quer posar de moderninho e descolado. É comer e chamar o “hugo”.

  • GeorgeFevereiro 25, 2015 at 3:27 

    Obrigado Fernanda, tentarei 😀

  • André CastilhoMaio 16, 2015 at 17:54 

    Parabéns pelo site e pelo seu trabalho, sou um proficional da área, e seu site é uns dos melhores.
    Espero que continue com esse maravilhoso trabalho.

  • Neli dos SantosJulho 05, 2015 at 20:30 

    Hoje fiz esse hot doce. É maravilhoso! Todos precisam conhecê-lo. Fernanda você super talentosa. Parabéns!

  • Sushi a La CarteAgosto 09, 2015 at 22:04 

    Olá, Tony! Imagino que você deva comer coisas que eu não gosto, mas nem por isso vou chamar sua comida de “porcaria”. Não é bom poder ter inúmeras opcões para agradar todos os paladares? Então vamos respeitar essa pluralidade, ainda mais neste espaço democrático que é o blog. Abraços!

  • Alice OliveiraDezembro 20, 2015 at 8:11 

    Amei o hot doce, uma boa pedir no quesito sobremesa, onde trabalho faço a banana caramelada, clientes e funcionários gostam muito. Teria outros tipos de sobremesa para me enviar?

  • Gerci SantosMaio 02, 2016 at 10:27 

    Bom dia.!
    Trabalho como sushiman em um restaurante aqui no Sul do Espirito Santo,
    estou maravilhado com esse blog, foi pra mim a descoberta do ano!!Parabens Fernanda.

  • ElviraSetembro 03, 2016 at 15:12 

    Boa tarde, adorei a receita, mas não encontrei o panko, posso substituir por alguma outra mistura?

  • PhoenixOutubro 27, 2016 at 21:47 

    Bom sushi..sushi isso ai não é né mas deve ser uma delícia amei a receita

  • Sushi a La CarteDezembro 25, 2016 at 18:03 

    Olá, Elvira! Pode substituir por farinha de rosca média. Abraços!

Deixe um comentário


9 + 3 =

* obrigatório