You are here:

HomeguarniçõesGuarnições – nabo em tirinhas
Guarnições – nabo em tirinhas
11 27

Em se tratando de culinária, guarnição é tudo aquilo que enfeita os pratos. Aqui no Brasil é bem comum fazer a “caminha” do sashimi com uma folha verde, que pode ser alface ou outra qualquer,  apoiada numa moita de cenoura ou nabo em tirinhas.

sashimi atum branco nabo

Sashimi de atum branco apoiado no nabo ralado

A guarnição a gente acaba nem comendo, serve mesmo para alimentar os olhos. Mas o nabo exerce uma função muito importante! Experimente deixá-lo uns minutinhos sobre a mancha do shoyu que cair acidentalmente na sua roupa. Ele age feito esponja, uma beleza.

Mas qual é o segredo para transformar estes legumes, digamos…. brutos, nessas tirinhas tão delicadas?

Os bons sushimen fazem tudo com as facas, muita técnica e habilidade. Eles descascam o legume todo até o miolo. Me perdoe pela comparação, mas é algo semelhante a desenrolar um rolo de papel higiênico, só que com uma faca. Veja:

nabo tirinhas

técnica nabo

Depois, enrolam tudo de novo e fatiam:

tirinhas nabo sushi

O jovens chefs, no Japão, muito antes de sequer tocarem em um peixe, devem dominar todas as técnicas de corte de vegetais. Esta é a chamada Katsuramuki.  

Katsuramuki

Cenoura e nabo

Katsuramuki pepino

Pepino

O pepino em tirinhas, já mostrado aqui no blog, é feito a partir desta técnica.

Mas calma, eu sei que isso tudo requer muito tempo de prática e talvez você não esteja com tamanha paciência ultimamente. Então vou te dizer uma palavrinha: Benriner!

O Benriner é um ralador fantástico! Confesso que ele já me deixou cicatrizes de recordação numas doloridas raladas de dedo, mas é um grande companheiro nas minhas sushizadas. 

Benriner

Vou deixar que ele fale por si só nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wx-xzMQslD4

Curtiu? E é assim mesmo: fácil de ajustar a espessura, fácil de trocar as lâminas e o resultado é excelente. O porém é que você não encontra por menos de 120 reais. Mas pensa num gengibre fatiado extremamente fino! Vale à pena. Ainda mais se a ideia é aprender a fazer sushi em casa: duas idas num restaurante já pagariam o utensílio.

Com este ralador, não tem erro: lave bem e descasque os legumes, depois é só fatiar ou ralar, conforme mostra o vídeo, e colocar no prato. EXCETO o nabo!

O nabo tem odor fortíssimo, bastante desagradável. Para eliminá-lo,  faça o seguinte:

Depois de ralar em tirinhas, coloque numa peneira grande com sal e esfregue delicadamente, como se estivesse esfoliando. Deixe descansar por meia hora. Em seguida, lave em água corrente e deixe de molho numa mistura de aproximadamente 1 litro de água com 2 colheres de sopa de sal (tem que cobrir todo o nabo). Leve à geladeira. Espere em torno de 1 hora, escorra essa água e coloque mais água limpa – agora não precisa de sal. Essa água deve ser trocada mais umas 2 ou 3 vezes, até que perca o cheiro. Depois é só deixar escorrer bem, colocar num recipiente e guardar na geladeira. Dura alguns dias.

Sempre que for servir sashimi, pegue um punhado de nabo, coloque no prato e apoie o peixe em cima.

sashimis nabo

Beijos e boa prática!

27 Comentários

  • CarlosFevereiro 11, 2014 at 19:58 

    O assunto é vasto. Voce poderia postar fotos e dicas para decoração de pratos, bem com a disposição do sushi e sashimi no prato. O visual é muito importante na culinária japonesa, Continue, voce é ótima.

  • MarcosFevereiro 12, 2014 at 18:20 

    Muito bom! Parabéns por todo o site

  • MarcosFevereiro 16, 2014 at 7:16 

    terei que guardar no recipiente c/ água ou sem água

  • PauloFevereiro 16, 2014 at 10:46 

    Fernanda, tem como vc fazer um vídeo ensinando passo a passo como fazer o niguiri? Algum jeito prático, o tamanho certo, o formato e tal.

  • Marilise Garcia dos SantosFevereiro 18, 2014 at 20:14 

    Olá Fernanda … Meu arroz integral cateto yanagi não deu certo mas vou tentar denovo…o atum branco consigo onde???… Obrigada…abraço

  • Sushi a La CarteFevereiro 18, 2014 at 21:33 

    Que pena, Marilise…quando eu encontrar por aqui, vou experimentar fazer. O atum branco é mais vendido enlatado, mas você o encontra com nome de carorotá, bandolim ou albacora. É comum em toda a costa brasileira. Abraços!

  • JucaFevereiro 20, 2014 at 14:08 

    Esse sashimi de atum branco parece de peixe prego que tem nos rodízios mais barato. O sabor é igual do atum normal?

  • Sushi a La CarteFevereiro 26, 2014 at 22:59 

    Olá Juca! Há quem ache o atum branco mais suave e adocicado. Mas depende do peixe, pois ainda há muita controvérsia sobre o verdadeiro atum branco. Abraços!

  • Milton M MendesMarço 02, 2014 at 16:15 

    Nossa menina quanta dica boa aqui. viu! Amei o teu Blog Fernanda. Essa do Nabo nunca tinha ouvido falar. Sempre servi ïn natura”, com cheirinho mesmo! rsrsrsrsr
    Obrigado!

  • FabioMarço 22, 2014 at 15:35 

    Uma vez comprei o nabo pra tentar fazer esses enfeites… mas depois q descasquei, ficou um cheiro fedido demais… nao sabia q tinha q deixar de molho…

    obrigado pela dica.

  • JéssicaMaio 07, 2014 at 11:13 

    Estou encantada com o site!!! parabéns!

  • Carlos Eduardo dos AnjosMaio 24, 2014 at 18:13 

    Olá, sou aficionado em Sushi e tem um em especial que adoro, mas é restrito em alguns restaurantes daqui de Recife e inclusive tem em um de Floripa, chamado Nikko. Ele é o Ebi Nikko Maki, mas esse é o nome do prato no restaurante. Veja ele no link abaixo:

    http://www.dicasdacapital.com.br/conteudo/uploads/image/Soho0606/HollsSoho.jpg

    Não sei o nome real dele, mas gosto muito. Eles usam no molho o Sriracha, mas é misturado com algo no molho. Fica muuuuito saboroso!! Queria saber se voce pode reproduzir essa receita no site ou então me dizer quais ingredientes sao misturados no Sriracha. Obrigado e parabéns pelo site!

  • Sushi a La CarteJunho 29, 2014 at 17:52 

    Olá Carlos Eduardo! Não tive ainda a oportunidade de experimentar esse sushi (muito apetitoso por sinal). Cada restaurante tem suas receitas próprias, as misturas são infinitas com Sriracha. Abraços

  • FelipeJunho 30, 2014 at 22:59 

    Oi Fernanda. Após conhecer o seu site ele virou a minha bíblia dos sushis. Está é a primeira vez que comento aqui, pois estou sentindo falta de novas postagens, espero que você não pare de postar dicas da culinária oriental, elas me ajudam muito. Abraços

  • josilmaJulho 26, 2014 at 12:14 

    suas dicas são ótimas ….bj

  • CinthiaAgosto 20, 2014 at 15:20 

    Olá Fernanda! Você é uma fofa, adorei todas as suas postagens! Recentemente eu fiz um curso básico de sushi e sashimi, mas vi que tenho muito que praticar e aprender!!! Aproveito para sugerir um post explicando como fazer aquele sushi enrolado em acelga (no lugar da alga)…eu acho muito saboroso e leve, mas não sei fazer rsrs…no mais, parabéns pelo blog, é uma delícia de visitar! abços!!!

  • Cleo PedrozaOutubro 04, 2014 at 21:10 

    Fernanda,Boa Noite
    Como posso aprender algumas técnicas para decorar os barcos com os sushi, sashimi, hots e outros.
    Depois que aprendi a fazer sushi afamilia me dixou responsavel para fazer comida japonesa para o natal. Pela primeira vez, o meu prato de natal vai ser o mais esperado por todos. Estou feliz que dessa vez vou fazer algo que eu fui aprendendo por aqui com muito carinho.
    Obrigada por tudo!

  • Cleo PedrozaOutubro 04, 2014 at 21:11 

    Onde posso comprar aqui no rio equipamento para preparar o corte do nabo para a decoração

  • Sushi a La CarteOutubro 04, 2014 at 22:11 

    Olá, Cleo! Não conheço as lojas no Rio, mas pelo site Asia Shop você encontra muitas coisas. Abraços

  • ElaineNovembro 14, 2014 at 10:43 

    Olá Fernanda!
    Estou apaixonada pelo seu site, a pouco tempo trabalhei num restaurante de comida japonesa fast food, claro que não pude me aprofundar em tudo da cozinha japonesa então fiquei no básico sushi, sashimi, makimonos afins..
    Estou louca pra comer algumas das coisas que fazia lá, mas como sou muito orgulhosa não volto lá nem morta!
    Então andei pesquisando algumas coisas na internet até achar seu site, e que maravilha!!!! Aprender não só as receitas mas todo o processo cultural da culinária japonesa é uma delícia!!!!
    Parabéns, vc é uma professora muito dedicada e a tanto tempo, não é pra qualquer um não!
    Ah, esse seu hot sushi doce é de salivar aqui do outro lado da tela.
    Não tem jeito, hoje mesmo parto pra cozinha, mas antes deixa eu partir pras compras pois, são muitas coisinhas a comprar e pouco tempo pra fazer.
    Para meu êxtase vc poderia postar mais algumas receitinhas maravilhosas né?
    Beijinhos e até logo.

  • Sushi a La CarteNovembro 27, 2014 at 10:19 

    Olá, Cleo! Se você decorar com salsinha crespa não tem erro! Coloque algumas entre os tipos de Sushi. No Youtube você também encontra vídeos de como fazer o leque de pepino. Abraços!

  • Wagner MoreiraDezembro 24, 2014 at 17:33 

    Olá Fernanda! Quer te dizer que já a alguns anos a comida japonesa é a minha preferida. Como adoro cozinhar decidi dedicar um tempo a esse meu hobby e descobri o seu site. Venho sempre aqui mas é a primeira vez que comento. Quero te parabenizar pela iniciativa e dizer que estou de lho nos cursos do Senac aqui no Rio de Janeiro. Assim que abrirem vagas no curso de Sushiman em dias e horários possíveis de assistir as aulas eu o farei. Hoje você é a minha maior referência em culinária japonesa, muito obrigado e feliz natal!

  • GeorgeFevereiro 25, 2015 at 3:49 

    Incrível!!! :DD

  • Regina OliveiraMaio 04, 2015 at 18:39 

    Ola Fê,adorei as dicas,nunca imaginei q eu comia nabo com tanto gosto kkkkkkkkkkkkkkk interessante…outra coisa,gostaria de saber se vc sabe como fazer aquela gengibre q eles servem nas casas japonesas,não sei se feita com mel ou açucar,só sei q é perfeita!!…Bjokssss e obrigada

  • lunizeMaio 16, 2015 at 1:38 

    Perfeito Parabéns

  • EdvaldoOutubro 11, 2016 at 10:10 

    Mesmo cortando o nabo as invés de ralar tem que por de molho?

  • Sushi a La CarteDezembro 24, 2016 at 15:43 

    Olá, Edvaldo! É uma boa pergunta….. sempre usei o nabo ralado…. Desculpe por não poder ajudar. abraços

Deixe um comentário


+ 1 = 8

* obrigatório