You are here:

HomealgaComo guardar a alga de sushi (nori)
Como guardar a alga de sushi (nori)
23 19

Fez sushi e sobrou alga? Como guardar?

No meio da sushizada a alga começou a murchar? E agora?

Este post é continuação do post anterior, onde eu dei 3 dicas para fazer um temaki com alga crocante. Mas aqui eu vou falar especificamente sobre como guardar e conservar a alga, não importando o uso que você faça dela (hossomaki, uramaki ou temaki).

A primeiríssima coisa que você deve saber é: uma vez aberto o pacote de alga, todas as folhas já começam a pegar umidade do ar e perder a crocância. Então se o pacote ficar aberto, a alga murcha bem rápido, mesmo que você não tire todas de dentro.

Então, veja a seguir como guardar o pacote que foi aberto e como conservar a alga enquanto estiver fazendo sushi:

  1. GUARDANDO O PACOTE DE ALGA: embale o pacote dando algumas voltas com filme plástico, retirando o máximo de ar que conseguir, e depois leve ao freezer! Lá a alga se mantém crocante por um bom tempo, mais que na geladeira. Dica: Antes de abrir o pacote, é legal que você já tenha uma noção de quantos rolinhos você vai fazer. Aí se você vai usar em torno de 4 folhas do pacote de 10, retire as 4 e em seguida guarde o resto.  Se você abrir o pacote toda vez que precisar de uma folha enquanto estiver fazendo sushi, aquelas algas que não serão utilizadas murcharão à toa. Isso vale mais ainda para o pacote de 50 folhas, porque aí o desperdício vai ser bem maior.

IMG_3963

IMG_3964

Este é um pacote de 10 folhas. Às vezes eu tiro só umas 2 quando faço sushi pra mim, então o resto eu já guardo. O pacotinho branco é a sílica-gel, que já vem com a alga e eu sempre deixo ali – ela retém a umidade.

Se você não é muito fã de filme plástico, transfira todas as algas pra um saquinho estilo zip-lock, como os pacotes de alga com 50 folhas, que já vem com um lacre, então você não precisa passar filme plástico. Mas mesmo assim, não fique abrindo e fechando a toda hora, ok? E sim, cedo ou tarde as algas acabam perdendo toda a crocância, pois, por mais que o freezer retarde o envelhecimento, não conserva para sempre.

2. MANTENHA A ALGA CROCANTE DURANTE O USO. Ok, você entendeu a dica 1 e já tirou do pacote as folhas que vai usar. E agora? Onde deixá-las? Se ficarem soltas no balcão vão murchar num instante, sem contar o risco de molhar (vai dizer que às vezes não parece que um pato nadou no seu potinho d’água?! rsrsr). Vou te dar três opções pra cuidar destas algas que serão usadas:

a) Lata porta-alga: bem fácil de manusear, a tampa é leve e presa na lata. Dificilmente você vai esquecer aberta. Tem no tamanho maior para a alga inteira, e no tamanho menor, para meia alga, como na foto abaixo. Possui um fundo falso para coletar os farelos e onde você pode colocar a sílica-gel. Se você vai fazer um jantar simples e não muito demorado, a lata cai bem e você ainda faz um charminho pros convidados.  Mas se não quiser investir, use um pote plástico retangular com tampa que quebra um galho.

nori can half

b) Nori-box ou Nori dryer: Traduzindo, seria algo como “caixa de alga” ou “secadora de alga”. Em relação à lata porta-alga, é mais vantajosa porque contém uma mini lâmpada que aquece a caixa e tira a umidade (tem que ligar na tomada). Algo parecido com aquelas caixas luminosas que o pessoal do xerox usa pra deixar o papel seco e a máquina não engolir duas folhas de uma vez. A nori-box é indicada pra quem costuma fazer muito sushi e abre a caixa a todo instante (como é o caso de restaurantes e deliverys), mas nada impede você de ter a sua em casa.

nori box

E quem tiver um dom artístico e quiser dar um toque pessoal, pode bolar sua própria caixa, como esta aqui:

nori box design 2 nori box design

Que fofurice, né?

c) Use a imaginação. Não está a fim de usar caixa nenhuma? Não seja por isso. Muitos sushimen bolam maneiras fantásticas de fazer sushi com o pacote abertão na cara deles sem que a alga murche. Já vi gente deixando o pacote atrás da geladeira, dentro do forninho elétrico ou em cima de uma panela quente (com fogo apagado). Todas essas opções requerem testes, aí você vê a que melhor se encaixa no seu cotidiano.

Mas as ideias não param por aqui. filha de ceramista que sou, sei que a cerâmica retém muito calor. Muito mesmo! Então uma maneira supinpinha de manter a alga sempre crocante enquanto você faz sushi, é deixá-la sobre um prato cerâmico, bem espesso, pré-aquecido no forno ou fogão (certifique-se de que o prato que você está usando pode ir ao fogo e é apropriado para uso culinário! – não vai pegar qualquer prato do jardim!). A cerâmica conduz pouco calor (demora pra esquentar) mas depois de quente, retém que é uma beleza! Demora muito mais pra esfriar do que o alumínio e o aço inox, então é provável que o prato ainda esteja quente quando você terminar de fazer sushi – mas por favor, não vá se queimar!

prato ceramica nori

Abraços e bom sushi!




19 Comentários

  • TokimotoFevereiro 26, 2016 at 15:08 

    Ola Fernanda! Onde eu encontro o nori box para comprar?

  • TokimotoFevereiro 26, 2016 at 15:09 

    Ou a lata porta alga tambem?

  • Antonio BorgesFevereiro 26, 2016 at 16:16 

    Muito bom!!
    Obrigado, Fernanda. Você é ótima
    Abraço

  • Celso De MattiaMarço 06, 2016 at 1:53 

    Muito bom post e veio na hora certa!! Só uma dúvida, por quanto tempo posso manter o pacote guardado no congelador nessas condições? Obrigado

  • Rodrigo FernandesMarço 08, 2016 at 21:50 

    Primeiro, obrigado pelo blog. Tudo sei devo a sua generosidade em disseminar o conhecimento.
    Gostaria de saber o que é um ingrediente cor laranja que vejo em alguns vídeos , já vi com nome massago. Eu achei que os sushis com ele ganham muito no visual.

    Abs

  • Sushi a La CarteMarço 11, 2016 at 14:01 

    Olá, Rodrigo! Obrigada pelo comentário! Masago é ova de um peixe chamado capelim! São bolinhas levemente azedinhas e crocantes. Além de incrementar o visual, como você cita, são muito gostosas. Abraços

  • Sushi a La CarteMarço 11, 2016 at 14:02 

    Olá, Celso! Olha, dura bastante, pra mais de um mês…Abraços!

  • Sushi a La CarteMarço 11, 2016 at 14:22 

    Olá, Tokimoto! Veja nos sites Asia Shop, Tanaka Nippon House, ou no Mercado Livre. Senão na Liberdade em SP. Abraços!

  • AliniJulho 21, 2016 at 12:02 

    Como preparar a pimenta verde uasab já comprei o pó preciso saber como preparar

  • Antonio JoséNovembro 15, 2016 at 20:27 

    OI Fernanda, preciso de sua ajuda; há exatamente 2 semanas abri um empreendimento (muito pequeno ainda) de sushi, peixes e frutos do mar, sei muito pouco sobre sushi. Ontem armazenei alguns sushis em recipientes de isopor na geladeira e hoje percebi que todos estavam estragados ( foram aproximadamente 5 quilos de sushi); O que fiz de errado, como armazená-los sem que estraguem tão rápido?

  • Antonio JoséNovembro 15, 2016 at 20:31 

    Fernanda esqueci de mencionar que ainda não sei fazer sushi, compro de fornecedor. Boa noite,

  • Renan ToledoDezembro 23, 2016 at 20:02 

    Olá Fernanda boa noite, o que aconteceu que você sumiu ? =(

  • Sushi a La CarteDezembro 24, 2016 at 12:47 

    Olá! Voltando à ativa dentro de alguns dias! Obrigada Pelo comentário!

  • Sushi a La CarteDezembro 24, 2016 at 15:35 

    Olá, Antonio, provavelmente se você tivesse colocado na geladeira sem isopor, teriam durado mais. O isopor isola tanto o calor quanto o frio, então possivelmente o ar frio da geladeira não entrou em contato com os sushis de maneira eficaz a ponto de conservar melhor. De todo modo, não recomendo guardar sushi na geladeira se você tem um negócio. A qualidade decai muito e os clientes percebem. Se for pra consumo próprio, é preferível colocar em potes plásticos bem fechados, aí dura uns 2 dias. Abraços e sucesso!

  • Sushi a La CarteDezembro 25, 2016 at 18:24 

    Olá, Alini! Coloque um pouco de pó numa xícara de café bem pequena. Acrescente aos poucos gotas d’Água filtrada e vá mexendo com um hashi (pauzinho de bambu) até que vire uma massinha. Está pronto!

  • MalluJaneiro 02, 2017 at 11:28 

    Olá, gostei muito das suas postagens, me ajudaram muito. Esse fim de ano fiz de Deus sushis e temakis para minha família mas sobrou bastante, tem alguma forma de reaproveitar as sobras? Posso fritar os sushis?

  • Sushi a La CarteFevereiro 27, 2017 at 14:21 

    Olá, Mallu! Guarde em potes bem vedados, e pode até cobri-los antes com filme plástico. Pode fritar, acaba sendo uma alternativa para evitar o desperdício. Abraços!

  • EduAbril 24, 2017 at 17:22 

    Fê,

    Lembro de ter visto você comentar do documentário do Jiro, lá tem uma parte onde os funcionários do restaurante aparecem passando as folhas de nori bem rápido num fogo, se lembra? Seria alguma coisa para tirar ainda mais a umidade e dar maior crocância?

  • Sushi a La CarteMaio 12, 2017 at 18:46 

    Oi, Edu! É isso mesmo! Você pode fazer usando uma frigideira na boca do fogão, especialmente se for fazer temaki! Fica crocantíssimo! Abçs

Deixe um comentário


5 + = 10

* obrigatório