You are here:

HomehotComo Fazer o Molho Tare
Como Fazer o Molho Tare
06 63

O molho tare (leia tarê) é agridoce, brilhante, escuro e encorpado. Combina muito bem com o sushi hot e skin (pele de salmão grelhada). E, gente, é muito fácil de fazer!

Você vai precisar de:

2 xícaras de sake mirin
3/4 de xícara de molho shoyu
3/4 de xícara de açúcar
uma panela pequena

Preparo:
Coloque na panela o sake e o açúcar. Leve ao fogo e mexa até que o açúcar se dissolva.

Acrescente o shoyu. Quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe ferver por 25 minutos. Não precisa tampar.

Quando está próximo de atingir o ponto, ele faz essa espuma, mas controle a chama para não transbordar.

Dados os 25 minutos, apague o fogo e deixe esfriar completamente. Pronto! Essa é a consistência final: muito parecida com calda de chocolate. Você pode colocar no recipiente que desejar para servi-lo. 

DICAS:

Dica 1: se por acaso você tiver esquecido de desligar e o molho tenha passado do ponto, ou seja, ficado meio puxa-puxa, acrescente um pouquinho de água e misture bem, até que fique mais mole.

Dica 2: se o molho ficar muito líquido após esfriar é porque não cozinhou direito – possivelmente a chama estava muito baixa. O molho deve espumar nos minutos finais.

Dica 3: logo que você apagar o fogo, estando o molho ainda bem quente, ele estará bem líquido. É normal devido ao calor. Você só vai ter certeza se atingiu o ponto certo depois que ele esfriar, ok? Se ficar puxa-puxa, misture água, conforme foi dito. Se ficou muito mole, leve ao fogo novamente.

Agora vou contar um segredinho: os japoneses fazem o tare com mais um ingrediente, o dashi, um caldo feito com peixe bonito desidratado (katsuobushi) e um tipo de alga chamado kombu. Eu acabo fazendo sem o dashi pela dificuldade de encontrar o katsuobushi aqui em Florianópolis. Mas quem conseguir encontrar, vai fazer o tare da mesma forma, apenas substituindo 1 xícara de mirin por 1 xícara de dashi. O tempo de fervura também vai ser um pouquinho maior porque o dashi não tem álcool nem glicose, como o mirin.
Bem, como eu sempre falo no blog, você pode encontrar uma outra maneira de fazer o tare, o que não te impede de fazer mesmo assim e experimentar. Tem gente que faz com menos açúcar, por exemplo. Vai de cada um. Só estranhe se alguma receita vier com uma proporção maior de açúcar, porque pode ser que fique beeem doce.
Com relação à diferença entre tare e teriyaki, explico já: teriyaki é a técnica de grelhar carnes, aves ou peixes com o molho tare – ou molhos parecidos – e, por isso, é também chamado de “molho teriyaki”.  Teri é a qualidade de brilhante, lustro (advinda do molho), e yaki é o método de preparo. Tradicionalmente, a carne é mergulhada ou pincelada com o molho várias vezes enquanto se grelha.
Hot-filadélfia com molho tare. Babei!
Beijos a todos e até o próximo post!

63 Comentários

  • kozinheiroOutubro 07, 2012 at 0:11 

    Não é a mesma coisa mas pode dissolver uma colherzinha de café de hondashi(ou a gosto) numa xícara de água e acrescentar a alga kombu.

    abs

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoOutubro 07, 2012 at 4:31 

    Hmm, com hondashi nunca fiz, deve ficar gostoso. Existe o katsuobushi em pó, mais fácil de ser encontrado, mas ainda não é a mesma coisa… Em outro post vou falar mais sobre o dashi. Obrigada pelo comentário! Abraços!

  • tchelaOutubro 09, 2012 at 18:38 

    OI FERNANDA…esse molho parece otimo…ele parece com o teriaki. eh a mesma coisa? o teriaki que faço eh açucar, shoyo e abaxi…fica uma delicia!!!

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoOutubro 10, 2012 at 13:10 

    Oi, Tchela! Esse molho é muito gostoso mesmo. Na verdade, teriyaki é uma técnica, tare é um molho. Então, teriyaki se faz com molho tare ou molhos parecidos, como o seu de abacaxi. A característica principal desse molhos é que são brilhantes e encorpados como mel. Grande abraço!

  • tchelaOutubro 10, 2012 at 14:12 

    noooo fernanda…ce entende TUDO de japones mesmo!!!! rsrssrrs….valeu por tirar a duvida… depois vc eserimenta com abacaxi… fica uma delicia!! abraços!!!

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoOutubro 10, 2012 at 15:47 

    Oi, Tchela! Não entendo TUDO não rsrsr, mas o que eu entendo procuro repassar com muito carinho! Beijo grande e obrigada pelo comentário!

  • kozinheiroDezembro 11, 2012 at 1:57 

    uai, acho que tinha um comentário meu aqui que não te mais, rsrs

  • Jorge GusmãoMarço 24, 2013 at 17:11 

    Esse molho pode ser conservado por quanto tempo? Muito bom seu blog. Parabéns !

  • Sushi a La CarteMarço 27, 2013 at 16:18 

    Oi, Jorge! Obrigada pelo comentário! Este molho dura meses e não precisa colocar na geladeira. Você apenas vai perceber que ele vai ficar um pouco mais adocicado com o tempo. Abraços!

  • RAFAEL DOS SANTOSAbril 08, 2013 at 20:15 

    oie,então fui comprar o sake mirin Tozan e no rotulo apresentava uma quantia de álcool,é isso mesmo?

  • Sushi a La CarteAbril 09, 2013 at 0:03 

    Oi, Rafael! É isso mesmo! Tanto o sake mirin quanto o kirin tem álcool. Quando o sake vai pro fogo no molho su, boa parte do álcool é evaporada. Abraços!

  • MarceloAbril 09, 2013 at 9:13 

    Parabéns pelo site, show de bola!
    Gostaria de saber que quantidade de +/- essa receita gera de molho tarê!

  • Sushi a La CarteAbril 09, 2013 at 9:38 

    Olá, Marcelo! Obrigada pelo comentário! Esta receita gera em torno de uma xícara de molho. Abçs

  • RayanneAbril 17, 2013 at 18:33 

    Olá, nunca fiz o molho tarê, mas estou pretendendo fazer..Gostaria de saber qual é o tipo de açucar, se é açucar refinado, açucar mascavo ou o açucar normal?

  • AndreMaio 26, 2013 at 16:47 

    Fernanda, esse molho pode ser feito com o Sake Kirin?

  • Sushi a La CarteMaio 31, 2013 at 18:58 

    Oi, André, pode fazer. Mas como ele tem menos glicose, talvez demore um pouco mais pra engrossar, não sei dizer. Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 02, 2013 at 1:17 

    Olá, Rayanne! Pode ser o refinado ou o cristal. Abraços!

  • alessandraJunho 11, 2013 at 22:43 

    eu trabalho numa cozinha japonessa ea genta não ta conseguindo acerta o ponto do tare, ele ta ficando muito mole,nao sei mais o que eu faço.vc pode mi dar uma dica boa

  • Sushi a La CarteJunho 14, 2013 at 12:48 

    Oi, Alessandra! Você fez essa receita do blog? Para esta receita o tempo de cozimento é de no máximo 30 minutos. Se estiver seguindo outra receita, não sei lhe informar, às vezes pode chegar a 1 hora, dependendo dos ingredientes. Abraços!

  • flavio araujoJulho 05, 2013 at 22:46 

    parabéns pelo blog, gostei muito das receitas e da dica!

  • AmandaJulho 10, 2013 at 17:52 

    Eu fiz e ficou ótimo!! Todos adoraram!!

  • Sushi a La CarteJulho 10, 2013 at 18:08 

    Que bom, Amanda!! Fico feliz!

  • felipeJulho 23, 2013 at 10:05 

    muito legal o blog !!!

    Parabéns !

  • LeonardoJulho 29, 2013 at 5:19 

    Alessandra, no restaurante que eu trabalho nós engrossamos o molho adicionando um pouco de maizena.. assim ele fica mais encorpado com aparência de melado de cana.

  • fernanda menezesAgosto 11, 2013 at 19:25 

    Olá tentei fazer mais ficou muito duro, será q passou a medida do açúcar? a receita e facílima mais eu sou uma negação na cozinha e apaixonada por comida japonesa!

  • maria alice ferreira gouvea diasAgosto 13, 2013 at 18:32 

    achei seu blog fuçando na net atraz de saaer fazer arroz para sushi aprendi a gostar de sushi e to apaixonada,mais as vezes como em us lugares e acho que é gengibre que da um toque muito especial pode falar algo sobre isso obrigada ;)

  • SirleyAgosto 14, 2013 at 19:10 

    Olá, tudo bem! Adorei o seu blog! Sou estudante de gastronomia, e é bom saber que existem mulheres apaixonadas pela culinária japonesa, assim como eu rsrs. Seguirei seu exemplo. Abs.

  • wagnerAgosto 18, 2013 at 21:32 

    Parabens pelo blog é otimo !!

    Eu chegava a gastar R$ 100,00 / mês para comer em restaurante japonês
    com i intuito de comer mais o molho do que qualquer outra coisa …

    agora fiz e ficou ooooootimo! muito obrigado mesmo .

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 21:34 

    Olá, Wagner! Obrigada pelo comentário! Abraços!

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 21:44 

    Olá, Maria Alice! Obrigada pelo comentário! O gengibre sem dúvida é muito saboroso, saudável e dá um toque especial ao sushi. Veja a receita no post: http://www.sushialacarte.com.br/como-fazer-conserva-de-gengibre-gari/ Abraços

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 21:54 

    Olá, Fernanda! Se você usou as medidas certinhas, pode ter ficado duro se usou uma panela muito grande ou se deixou passar do tempo. Abraços

  • FabianoSetembro 06, 2013 at 21:43 

    Nanda! Você é simplesmente TOP! Estou começando minha vida de Sushiman preparando alguns shushis nas reuniões de amigos, estou amando o desafio – combina com minha paciência, meu gosto por detalhes e minha paixão por artesanato (considero a culinária japonesa uma arte)! Saiba que você tem sido minha fiel companheira, pois tenho tirado todas as minhas dúvidas aqui no seu site! Parabéns!

  • chef andre azevedoSetembro 10, 2013 at 20:50 

    simples q resolve tudo.

  • Camila SuzukiSetembro 14, 2013 at 14:39 

    Comprei as coisas e vou fazer para comer hoje!!! Vamos ver se fica bom.. ^^

  • Isac juniorSetembro 17, 2013 at 10:10 

    Olá Fernanda, ultimamente, o seu site tem sido a minha rotina (no bom sentido) é claro, adoro suas dicas e estou aprendendo mais a cada dia.
    Já que estamos falando em molho, nos ensine a fazer aquele molho agridoce que acompanha o Harumaki ou rolinho primavera… ele tem muitas variações??? pois ja comi em varios restaurantes e eles tem sabores diferentes, mas todos são avermelhados….
    Obrigado, e parabens pelo site.

  • VivianeOutubro 01, 2013 at 18:06 

    Oi Fernanda, faço o molho teriaky exatamente da mesma forma, a única diferença é que acrescento um pouquinho de gengibre ralado… Fica muito bom também. Qualquer dia experimente!!!

  • Marcus viniciusNovembro 01, 2013 at 13:16 

    Olá fernanda gostaria de saber se aumentando os ingredientes do tare proporcionalmente iguais , eu precisarei aumentar o tempo de cozimento tbm? Muito obrigado…

  • TaniaNovembro 06, 2013 at 13:04 

    Bom dia
    Tanto o (katsuobushi) e como a alga kombu eu compro neste site http://www.asiashop.com.br/, fica bem mais gostoso o molho com estes ingredientes. Parabéns pelo blog.

  • JimmyNovembro 22, 2013 at 9:10 

    Parabéns pelo blog.

    Para quem gosta da alquimia culinária, você pode fazer o dashi com as partes do peixe que você não usa. Cozinhará mais ,mas o sabor é muito bom. Pode juntar com algumas frutas (eu uso maças e laranjas maduras para evitar o uso de muito açúcar ) .Como a comida japonesa tem o rótulo de saudável, é bom alertar que o arroz é amido e no do sushi vai um pouco de açúcar e esse tarê vai açúcar também. Então pessoal, vamos equilibrar as doses de sushi.

    Que tenham muita saúde.

  • JulcéiaNovembro 28, 2013 at 14:40 

    Boa tarde, moro no interior e não acho muitas coisas pra comprar pra fazer sushi, então gostaria que vc me dizesse o que é esse sake mirim, tenho sake normal serve?

  • BarbaraDezembro 31, 2013 at 18:07 

    Fiz tudo certinho, mas ficou com gosto de açúcar queimado.

  • joanneJaneiro 03, 2014 at 19:30 

    Parabéns!
    Estou em busca de molhos p/sushis que não levem shoyu, Sou hipertensa e o shoyu tem muito sódio.
    Alguma receita prática e saborosa de molho pra saborear essa culinária riquissima???
    Bjs

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 15:56 

    Olá, Julcéia! O sake mirin ou kirin são também fermentados de arroz, mas o mirin contém xarope de glicose, o sake kirin não, então é bem parecido com o sake de beber. Abçs

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 16:26 

    Olá, Marcus! Em princípio o tempo é maior devido à evaporação dos líquidos. Abçs

  • Drica AnjosJaneiro 14, 2014 at 15:12 

    Olá Fernanda!!
    Encontrei seu blog hj por acaso procurando uma receita para sunomono, porque a que eu fazia perdi e queria confirmar as quantidades…enfim, me deparei com vááárias coisas interessantes e especiais, obrigada por disponibilizar seu conhecimento e passar tintin por tintin para quem tem curiosidade e quer aprender…o tarê irei fazer hoje mesmo! hehe
    Obrigada mais uma vez e parabens pelo blog! Vou acessar sempre agora!!! ;) ))

  • jonathan marreiroJaneiro 21, 2014 at 9:41 

    Olá Fernanda, não poderia deixar de comentar seu blog e lhe dar meus parabéns, sou sushiman a pouco tempo e estou sempre em busca de informações pra me aperfeiçoa. Seu blog com certeza já faz parte dos meus favoritos, parabéns muito bom seu trabalho.

  • maria elainy bragaJaneiro 23, 2014 at 19:50 

    pode usar cachaça no lugar do sake?

  • Sushi a La CarteJaneiro 24, 2014 at 18:36 

    Olá, Maria Elainy! Nunca fiz com cachaça e nenhuma outra bebida alcoólica. Não sei te dizer o que acontece. Abraços!

  • Carla Nogueira DiasFevereiro 17, 2014 at 16:33 

    Muitos parabéns pelo site!!!! Fiz um workshop de sushi (nível 1) e graças a essa base e ao seu blog ja fizémos uma jantarada de sushi com o meu maridão! Adorámos!!! Somos ambos apaixonados por comida e poder recorrer aqui ao site para aprender passo a passo o que vamos fazendo é espectacular!

  • Magdalli MânicaFevereiro 21, 2014 at 10:22 

    Feeeer !!! Eu fiz o molho, mas ficou uma pedra quando esfriou…
    Ai fui inventar de colocar em cima do sushi e ficou parecendo aquelas balas feitas com fio dourado em bolos..
    Aiiii que triste… Será que ficou assim, porque cozinhou de mais??

    Obrigada.. Haaa.. Anotei altas dicas do seu blog.. beijoks

  • Sushi a La CarteFevereiro 21, 2014 at 19:41 

    Olá Magdalli! Cozinhou demais sim. Quando isso acontecer, pode ir misturando água aos poucos, enquanto ele ainda estiver morno, que volta a ficar na consistência certa. Abraços!

  • elenilson sushimanMarço 05, 2014 at 16:00 

    Oii … qual o tempo medio para o tare ficar grosso ou no ponto?

  • Sushi a La CarteMarço 06, 2014 at 15:10 

    Olá, Elenilson! Aprox. 25 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar pra ver se ficou no ponto. Abçs

  • Sushi a La CarteMarço 06, 2014 at 15:21 

    Olá, Kozinheiro! Alguns comentários se perderam quando migrei o blog para outro servidor =( Mas envie novamente que será publicado! Abraços!

  • Jennyfer AgathaMarço 29, 2014 at 11:42 

    Da pra fazer molho tarê sem o sake mirin?

  • Sushi a La CarteMarço 30, 2014 at 21:13 

    Olá Jennyfer! Algumas receitas não usam o mirin. Ha uns anos atrás eu fiz sem, mas não lembro como era. Veja na internet se alguma te agrada, mas o sabor não será o mesmo. Abraços

  • Rafaela MariáAbril 04, 2014 at 13:39 

    Fiz o molho mais sem o saque pois no mercado havia acabado, mais ficou uma delicia!!!!!!!

  • RomuloMaio 08, 2014 at 11:28 

    Já vi algumas receitas que usam o açúcar mascavo…Dá certo??

  • Karina MizutaJunho 20, 2014 at 8:43 

    Oi Fernanda, tudo bem? Vim agradecer pela receita de molho tarê, De início, fiquei um pouco desconfiada se ia mesmo dar certo por conta da quantidade de mirin! Segui a receita e deu muito certo! Obrigada.

  • JoreJunho 27, 2014 at 21:45 

    Estou tentando aprender um pouco da culinária japonesa e seu site esta me ajudando muito. Obrigado e parabéns pelo site muito bem feito e de fácil entendimento!

  • Sushi a La CarteJunho 29, 2014 at 18:07 

    Olá Romulo! Nunca usei açúcar mascavo. Abraços!

  • CelaneJulho 02, 2014 at 16:28 

    Salve!Parabéns por seu blog gostei muito.Gostaria de saber se tem como engrossar e deixar menos salgado o molho shoyu?Também sobre a receita com abacaxi?Desde já obrigada!

  • Sushi a La CarteJulho 15, 2014 at 0:13 

    Olá Celane! Obrigada pelo comentário! Há quem misture água no shoyu para deixar menos salgado. Sobre engrossar, só faço conforme o molho tare . Abraços!

Deixe um comentário


9 + 7 =

* obrigatório