You are here:

HomearrozComo fazer arroz para sushi – parte I de IV
15 13
Como já citei no meu primeiro post, temos muito o que falar sobre o arroz. Para isto, estou abrindo a minissérie “Como fazer arroz para sushi”, em 4 partes. Bem, sobre a qualidade dos grãos eu já comentei. Com relação à marca, isto varia muito. Se vocês forem para o bairro da Liberdade, em São Paulo, irão encontrar diversos tipos. Os mais caros e melhores são, de fato, os japoneses. Mas, dentre os que não são japoneses e são mais acessíveis, sou bastante fã do Momiji, Yanagi e Mirokumai, grão curto (dessas marcas, cinco quilos custam em torno de R$30). Mas o último ainda é meu predileto. Fica completamente diferente desses baratinhos que a gente vê em mercado (Guin ou Tio João), que eu, particularmente, não uso no meu sushi. Arroz de marca boa, resulta em sushi bom, muito bom! Economizar no arroz é bobagem.
Quanto ao grão ser curto ou longo, a única diferença é que o longo precisa de um pouquinho mais de água para ser cozido, e rende mais. E a aparência também muda. Sugiro que vocês experimentem, de verdade, fazer com diferentes marcas e tamanhos para compararem os resultados e elegerem seus prediletos. Um arroz de boa qualidade tem mais liga e gruda menos na mão. Mas há, ainda, outras coisas que interferem nisto (na liga e no “grude”), como a lavação, citada no post “lavar ou não lavar…”, e algumas que veremos mais adiante.

 
 

E um legítimo arroz japonês, que custa “apenas” 52 dólares, mas o resultado do sushi não se discute:

 
 

 



13 Comentários

  • Clovis BauerMaio 25, 2013 at 2:28 

    Oi, Fernanda, agradecemos por citar nossos produtos Yanagi em seu brilhante trabalho. Temos estudado bastante o preparo do sushi. Isto nos orienta a aprimorar a qualidade dos produtos para que os(as) amantes desta culinária façam pratos mais saborosos.. Colocamo-nos a disposição para a troca de informções. Em breve lançaremos a variedade KOSHIHICARI, muito apreciada no Japão.Abraço Clóvis http://www.yanagi.com.br

  • Sushi a La CarteMaio 31, 2013 at 19:02 

    Obrigada pelo comentário, Clovis! Aguardo ansiosa pelo arroz Koshihicari! O que é bom, eu sempre indico. Abraços!

  • Kelly RibeiroAgosto 04, 2013 at 21:38 

    Olá Fernanda sou iniciante, comprei o arroz Hibari, gostaria de saber se você conhece e indicaria?

    Abraço,

    Kelly Ribeiro

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 22:25 

    Olá, Kelly! Ainda não tive a oportunidade de experimentar este arroz. Abraços!

  • Clóvis BauerNovembro 24, 2013 at 23:21 

    Oi Fernanda,
    estamos iniciando as vendas do arroz Yanagi Koshihikari. A apresentação pode ser visualizada no site abaixo. Se desejar fazer a prova no preparo dos seus pratos, por favor, passe um e.mail com seu endereço que teremos o máximo prazer de enviar amostras.
    Grande barço
    Clóvis
    http://www.yanagi.com.br

  • alvaro kozlowsckyAbril 06, 2014 at 7:20 

    Oi Fernanda,
    parabéns pelo trabalho também sou apaixonado pela arte de fazer sushi,ah valeu a dica do “apenas 52 ” gostei.
    parabens

  • TiagoJulho 25, 2014 at 14:54 

    Olá Fernanda!
    Primeiramente parabéns pelo seu site, é muito útil para quem está se aventurando nessa arte de fazer sushi! Virei fã e já li todos os posts do seu site!
    Eu sempre uso momiji, mas na minha cidade é um pouco difícil encontrar materiais específicos para culinária japonesa, só há uma mercearia japonesa que se encontra artigos e alimentos asiáticos, então comprei em um supermercado o arroz tio joão especial japonês, usei ele uma vez para fazer donburi e gostei. Mas ainda não troco pelo momiji. Esse Tio João especial não me decepcionou, vou usá-lo hoje para fazer sushi, espero que não fique ruim. Mais uma vez, parabéns pelo site/blog!
    Abraço,
    Tiago Higino

  • ricardo lugoSetembro 01, 2014 at 20:17 

    Olá Fernanda, tenho tirado minhas duvidas no seu site, e até recomendei para pessoas que querem aprender, muito bom.Estou fazendo Sushi duas vezes por semana para um restaurante,faço na véspera e acondiciono em embalagem plastica fechada na geladeira.(horário para entrega é pela manhã cedo) Isso esta correto? Tenho preocupação com os recheios de peixe. Agradeço sua ajuda e parabéns pelo site.

  • Sushi a La CarteSetembro 02, 2014 at 14:28 

    Olá, Ricardo! Obrigada pelo comentário. O ideal é fazer os rolos, embalar um a um com filme plástico, levar à geladeira e só cortar na hora que for entregar. Abraços!

  • FabrícioAgosto 21, 2015 at 9:41 

    Olá, Fernanda!

    Hoje fui indicar este seu excelente tutorial para uma assinante de meu site e aí tive um pouquinho de dificuldade para encontrar as outras partes do tutorial. Então, se achar que vale publicar meu comentário para os próximos visitantes, aqui vão os links das partes seguintes:

    Parte II – http://www.sushialacarte.com.br/como-fazer-arroz-para-sushi-parte-ii/

    Parte III – http://www.sushialacarte.com.br/como-fazer-arroz-para-sushi-parte-iii-receitas/

    Parte IV – http://www.sushialacarte.com.br/como-fazer-arroz-para-sushi-parte-iv/

    Abraços e parabéns!
    Fabrício

  • Sushi a La CarteAgosto 22, 2015 at 12:06 

    Olá, Fabrício! Obrigada pelo comentário e sugestão! Por coincidência, neste exato momento, estou escrevendo um post onde coloco todos esse links em ordem! Não sei se você também já tentou utilizar o campo de busca do site, que fica no canto superior direito da página. Grande abraço!

  • NicoleAgosto 26, 2016 at 19:19 

    O arroz minami mai é bom?? Obrigada

  • Sushi a La CarteDezembro 25, 2016 at 18:06 

    Olá, Nicole! Obtive bons resultados com esse arroz! Abraços

Deixe um comentário


3 + 1 =

* obrigatório