You are here:

HomefacaComo escolher sua faca para sushi?
Como escolher sua faca para sushi?
30 85
Quando eu ministro os cursos, é muito comum os alunos pedirem dicas de como escolher e comprar a faca pra sushi. O relato é quase sempre o mesmo: “fui na loja, mas tinha tantos tipos e preços que fiquei na dúvida, e o vendedor não soube me explicar direito sobre as diferenças”. Pois bem. É muito mais simples do que parece. Existem, numa cozinha profissional japonesa, mais de 20 tipos de facas, mas para o preparo do sushi são necessárias basicamente 3, e que não são difíceis de se encontrar:
1- Deba-bocho: estilo cutelo, curta e com a lâmina levemente arredondada. Feita para limpar peixes inteiros (decapitar, partir a espinha e tirar os filés).
2- Usuba-bocho: faca pesada e retangular, usada para cortar e descascar vegetais. Ótima para fazer fatias bem fininhas com o pepino.
3- Yanagiba-bocho: esta é clássica, como se fosse o “tubinho preto” – tem que ter. É também conhecida como yanagi (leia ianágui). De lâmina longa, quase reta, fina e pontuda, é usada para fatiar o peixe sem espinhas (nigiri e sashimi), cortar os makis (rolinhos) e fazer guarnições, tais como o leque de pepino, e muitas outras coisas. Ou seja, é o bombril japonês (no ótimo sentido!), usada tanto por profissionais quanto por principiantes.
Quem não puder logo no início comprar as três, é bom que adquira, pelo menos, a yanagi. Não vou citar nenhuma marca específica, nem a melhor ou pior faca pra sushi, mas lembro que, em se tratando de culinária japonesa, tudo o que vem do Japão é melhor. Existem as yanagi industrializadas e as artesanais, feitas por verdadeiros artistas, mestres no assunto. Por isso, uma faca pode custar de R$50 a R$10.000!! A diferença: principalmente precisão e desenho do corte, camadas de aço, fio e durabilidade.
Quando for comprar sua yanagi, sinta a pegada, o peso, o balanço. Você deve sentir como se a faca fosse a extensão do seu braço. Cada sushiman tem seu xodó e se, por acaso, tiver que emprestá-lo pra alguém, garanto que não será com muito boa vontade.
Repare que, não só a yanagi, as 3 facas tem um degrau na lâmina depois que sai do cabo. É uma característica ergonômica para se trabalhar com as etapas do sushi, as quais requerem o uso de todo o comprimento da lâmina, do calcanhar à ponta, por isso, o calcanhar tem que estar livre. Assim, evite as facas cujo cabo avança no calcanhar, como as caseiras comuns.
Outra coisa que você vai observar é que as facas para sushi tem o fio de um lado só da lâmina. Super normal. Por isso, há facas para canhotos e para destros. Canhotos usam a faca com o fio pro lado esquerdo, e os destros pro lado direito. Se você for destro e pegar a faca na mão, veja se o fio está pra direita. As três facas das fotos são para destros – sem preconceito, eu mesma sou canhota.
1- fio nos dois lados da lâmina
2- fio para destros
3- fio para canhotos
Algo importante é que mesmo as facas sendo novas, elas precisam ser amoladas (com pedras específicas). Em outro post explicarei como amolar.
Além do degrau e do fio correto, é aconselhável que sua primeira yanagi:
a) tenha, pelo menos, 25cm de comprimento, sem o cabo;
b) que seja estreita;
c) e que seja reta, arredondando sutilmente na ponta.
As tradicionais tem o cabo de madeira, então quem for usar em restaurante japonês precisa passar pelo aval da Vigilância Sanitária.
Dica: perca só um tempinho observando as fotos da yanagi e você vai ganhar um tempão comprando na loja. É difícil falar em preço, mas uma boa faca, com todas essas características, deverá custar, no mínimo, cem reais. E irá fazer muito por você, além de proporcionar bastante prazer ao tirá-la da caixa! Em troca, cuide bem dela, não guarde úmida, não bata com a ponta nem deixe restos de peixe ou escamas grudados.

Quer saber muito, muito mais? Dá uma olhada no site Korin. Não tem sushi, mas é de babar!

E pra finalizar, sinta o naipe das facas usadas no mercado de peixes em Tokio:

Abraços e boas compras!

85 Comentários

  • Pedro Emanuel Almeida SilvaOutubro 01, 2012 at 18:36 

    Muito Obrigado Fernanda!!!!
    Adorei ter visto que foi uma boa sugestão!!!!
    Ganbaru, ganbatte ne!!!!
    Pedro Emanuel

  • Sushi a La Carte, por Fernanda IervolinoOutubro 02, 2012 at 2:50 

    Olá, Pedro! Sempre que tiver sugestões, pode me enviar! Obrigada pelo comentário e participação no blog! Abraços!

  • Paulo HenriqueJaneiro 08, 2013 at 14:18 

    Parabéns, pelo blog show de bola.
    Gostaria de saber em relação a faca de cerâmica, o que voce me fala.

  • Sushi a La CarteJaneiro 11, 2013 at 21:07 

    Olá, Paulo Henrique! Obrigada pelo comentário! Nunca usei faca de cerâmica, mas sei que tem uma empresa japonesa chamada Kyocera (Kyoto + ceramics) que fabrica lâminas de cerâmica fina avançada (feita com zircão), que só perde em resistência para o diamante e raramente precisa amolar. Está sendo bem aceita entre os sushimen no Japão e tem o fio de um lado só também, além de vários formatos para diferentes cortes. As facas de cerâmica mais comuns parecem ser mais frágeis e tem restrições para desossar, cortar congelados e tirar lascas de alimentos. E, por ser bem mais leve do que o aço, alguns chefs não conseguem se adaptar. Mas acho que vale à pena experimentar, seja uma Kyocera ou outra qualquer. Abraços!

  • Tiago de AzevedoJaneiro 30, 2013 at 7:44 

    ola Fernanda, gostaria de ver algumas orientações sobre quis pedras servem para amolar as facas para sushi, e como amolar as mesmas!!! obrigado!!!

  • Sushi a La CarteFevereiro 05, 2013 at 10:49 

    Olá, Tiago! Ainda vou fazer um post sobre isso, mas por enquanto dá uma olhada neste vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=SIw5ChGOADE&feature=related

    Veja especialmente o passo 3, no minuto 3’50”. O movimento é de vai-vém, com a faca levemente inclinada, fazendo força só na ida. O lado da lâmina que tem o fio fica virado pra baixo. A pedra deve ser previamente submersa em água por pelo menos 15 min antes de ser usada pra amolar. Essa pedra é especial porque quase não tem aspereza, e pode ser tanto cinza quanto cor de tijolo. Muitas tem uma base plástica. Aqui em Florianópolis vc encontra na loja Sayuri por uns 35,00 da marca SUEHIRO, que é a que eu uso. Eu amolo as minhas facas toda vez que vou usar. Abraços!

  • Belmiro Mendes JuniorFevereiro 23, 2013 at 15:50 

    Meu filho tem 17 anos e está iniciando a arte, e indo muito bem gostaria de poder ajuda-lo mais. Moramos no Paraná e gostaria de saber se há cursos próximos. Atualmente ele está trabalhando em uma fornecedora
    e é ele quem está fazendo os sushis.

  • Sushi a La CarteFevereiro 27, 2013 at 16:38 

    Oi, Belmiro! Veja se há um SENAC próximo de vocês e se eles oferecem curso de culinária japonesa. Obrigada pela visita ao blog! Abraços

  • MarcusMarço 09, 2013 at 11:58 

    Bom dia.
    Uma pedra de #650 é suficiente ? Ou precisaria granulação maior ?

  • Fábio BritoMarço 12, 2013 at 7:41 

    Olá Fernanda,

    Fico doido querendo aprender mais sobre culinária japonesa. Pra iniciar comprei uma faca Yanagui Ba de 270mm da Sekiryu. Você pode emitir sua opinião sobre essa faca? Comprei também uma pedra #650, acha suficiente?

    Parabéns pelo trabalho no Blog, muito bom mesmo!

    Abs!

  • Sushi a La CarteMarço 14, 2013 at 18:20 

    Boa tarde, Marcus! Uma 650 já é muito boa para um acabamento de fio bem fino. Porém, se você ficar muito tempo sem amolar, vai precisar passar antes numa 300 e depois refinar na 650. Crie o hábito de afiar sempre que for usar. Inclusive, as facas novas também devem ser amoladas antes de usar pela primeira vez. Abraços!

  • Sushi a La CarteMarço 14, 2013 at 19:08 

    Boa tarde, Fábio! É uma ótima faca, leve e precisa. Eu tenho uma Sekiryu de cabo de madeira e gosto muito pela precisão do corte. O fio é bem durável e também amola com facilidade. Uma pedra 650 já é muito boa para um acabamento de fio bem fino. Porém, se você ficar muito tempo sem amolar, vai precisar passar antes numa 300 e depois refinar na 650. Crie o hábito de afiar sempre que for usar. Inclusive, as facas novas também devem ser amoladas antes de usar pela primeira vez. Obrigada pelo comentário! Abraços!

  • AlvaroMarço 15, 2013 at 0:14 

    Quanto às facas, uma recomendação que faço são as da marca Tojiro, pesquisei muito antes de comprar a minha nos EUA, são equivalentes às Shun em qualidade e têm preço muito mais baixo. Não sei onde encontrar aqui no Br, mas sei que esse site manda para cá: http://www.chefknivestogo.com/tojiro-knives.html

  • Fábio BritoMarço 22, 2013 at 14:45 

    Fernanda, obrigado pela opinião. Estou doido para estrear, mas moro em uma zona remota e não encontro peixes adequados por aqui. Sobre a primeira utilização, preciso amolar já com a pedra? estou inseguro para fazer isso pela primeira vez, poderia dar alguma dica?

    Mais uma vez, parabéns! Um abraço.

  • Sushi a La CarteMarço 29, 2013 at 1:47 

    Olá, Álvaro! Que bom que conseguiu esta ótima faca! Não lembro se tem Tojiro no bairro da Liberdade, então obrigada por compartilhar a dica do site! Abraços!

  • Sushi a La CarteMarço 29, 2013 at 2:15 

    Olá, Fábio! Fique tranquilo e use sua pedra normalmente já no primeiro uso. Neste link o Jun Sakamoto explica direitinho todo o processo: http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/sakamoto-ensina-a-amolar-faca/893819/. Abraços!

  • Jorge GusmãoAbril 08, 2013 at 8:37 

    Bom dia! Vc conhece essa faca que vende na Asia Shop: Faca p/ Sashimi e Sushi 270mm (Yanagui Ba) – Sekiryu. Eu sou canhoto. Essa faca tem para canhoto?
    Obrigado! Jorge!

  • Sushi a La CarteAbril 09, 2013 at 0:13 

    Bom dia, Jorge! Eu tenho uma igual a esta. Gosto muito por ser leve, de fio durável e corte super preciso. Normalmente, quando a faca é feita também para canhotos, há a opção no site para o cliente escolher. Acredito que deva existir porque a 210mm tem. Mas não posso garantir. É melhor entrar em contato e perguntar. Abraços!

  • Jorge GusmãoAbril 10, 2013 at 11:25 

    Bom dia! Eu de novo! Tenho uma dúvida besta. Vi o link do programa Mais você. A parte da faca que se amola é a que tem a inclinaçao, e a rebarda que fica é na outra face, que ele tira com a pedra mais fina?
    Obrigado mais uma vez!

  • Sushi a La CarteAbril 12, 2013 at 11:15 

    Olá, Jorge! O lado que não tem a inclinação também é passado na mesma pedra, porém, só 3 ou 4 vezes, e de cima pra baixo (em vez de fazer vaivém, só vem!). Quando for pra pedra mais fina, faça a mesma coisa, passando o lado liso 3 ou 4 vezes, de cima pra baixo. Abçs!

  • LeandroAbril 26, 2013 at 2:36 

    Oi Fernanda, compre uma faca Tamasaburo Yanagiba acredito ser inferior a Sekiryu pois é mais barata, você conhece esta faca a Tamasaburo ?
    Estou na dúvida sobre a pedra para amolar o pessoal de um restaurante diz usar 300 e 1000 esta seria uma boa combinação ou não ?
    Obrigado desde já.

  • Sushi a La CarteMaio 02, 2013 at 12:50 

    Olá, Leandro! Às vezes você se dá muito melhor com uma faca inferior, é bem relativo. Mas claro, a afiação interfere muito. Para que fique bem amolada, você pode usar uma combinação 300 + 1000, ou 300 + 600. Pra vc ter uma ideia, os grandes mestres amolam suas facas artesanais, únicas, feitas sob medida, em pedras de 2000 pra cima. Pra gente, que não precisa atingir o nível ímpar de qualidade de um chef japonês, isto já seria exagero. O importante é amolar sempre que usar pra ela não ficar rombuda. A grande vantagem das japonesas mais caras é que o fio dura mais. Eu, particularmente, prefiro a Sekiryu a Tamasaburo, mas conheço sushimen que usam e gostam da Tamasaburo. Faca é algo bem pessoal mesmo. Abraços!

  • Jorge GusmãoMaio 06, 2013 at 20:00 

    Olá! Não consigo encontrar facas para canhoto. Encontrei essa no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482193791-faca-sashimi-sushi-inox-canhoto-30cm-de-lmina-importada-_JM.
    Será que dava para você comentar sobre ela! Se dá para amolar bem? obrigado!

  • LeonardoMaio 20, 2013 at 16:45 

    Oi Fernanda, estou com uma duvida. Sei que você recomenda uma faca japonesa, mas estou com dificuldade para encontrar uma.. A Tramontina Century, é uma boa faca?
    Obrigado

  • RenatoMaio 21, 2013 at 11:49 

    Olá! adorei o site ! Parabéns Fernanda! Eu vi no Mercado Livre alguns modelos de faca Yanagi por até R$92,90. O vendedor tem todos os modelos Nakiri, Deba e Santoku. Minha pergunta é: Esta marca Sekiryu é a melhor que temos aqui no Brasil em relação custo benefício? ja vi uma outra marca Sekizo. Para chefes encontrei uma marca NARIHIRA também no ML. Voce conhece esta marca? obrigado

  • Sushi a La CarteJunho 01, 2013 at 1:17 

    Olá, Renato! Obrigada pelo comentário! Eu sempre me baseio nos preços do bairro da Liberdade. Existem facas bem melhores e mais caras que a Sekiryu, sim (por exemplo a Yoshihiro – só que eu acho muito pesada pra mim – faca é algo muito pessoal). A Sekizo tem padrão semelhante à Sekiryu; a Narihira é um pouco melhor. Você deve comparar os materiais do cabo e da lâmina, pois é isso que torna a faca mais cara ou mais barata (além do comprimento, claro). Já deu uma olhada no site da Amazon? Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 01, 2013 at 1:22 

    Boa noite, Leonardo! Já trabalhei um tempo com a Tramontina. A lâmina é comprida e estreita; vai bem no sashimi, polvo e makis. Eu gostava bastante e obtive ótimos resultados. O importante é amolar bem, sempre que usar! Abraços!

  • Sushi a La CarteJunho 02, 2013 at 0:53 

    Olá, Jorge! Parece-me uma faca boa, lâmina longa, mas como nunca usei deste tipo, fica difícil dar mais detalhes. Amolar bem, dá sim! É só ter uma boa pedra 300/600, ou 600/1000. No site da Amazon você encontra facas pra canhoto, e no Asia Shop também: http://www.asiashop.com.br/listaProdutos.asp?IDLoja=7773. Abraços!

  • LamazalesJulho 08, 2013 at 16:43 

    adorei sei site e gostaria de participar de seus cursos, porem moro em São Paulo, poderia me indicar um bom curso de Sushiman em SP.

    Obrigado!!

  • Sushi a La CarteJulho 08, 2013 at 16:59 

    Obrigada pelo comentário, Lamazales! Em SP eu sugiro que você procure o Senac: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=1442.dwt&testeira=473&type=L&sub=3
    Abraços!

  • DaniloSetembro 02, 2013 at 10:52 

    Olá, sou canhoto, porém a faca para canhotos que Eu procurava já estava fora de linha, mas após muitas buscas, encontrei-a para destro e acabei comprando. Será que fiz errado ao comprar uma faca para destro sendo canhoto, mesmo tendo gostado muito do peso e do corte da faca?

  • Sushi a La CarteSetembro 05, 2013 at 20:55 

    Olá, Danilo! Se você gostou do corte mesmo com o fio contrário, iria amar com o fio certo! Espero que encontre a faca para canhoto. Abçs

  • FabianoSetembro 10, 2013 at 19:18 

    Olá Nanda!!! Gostaria de saber se vale a pena comprar uma pedra para amolar de dupla face, e se a combinação 250 e 1000 está legal… Abraços!

  • FabianoSetembro 11, 2013 at 9:40 

    Nanda, a pergunta a respeito da combinação 250-1000 da pedra dupla face foi feita pq encontrei no site AsiaShop e pretendo comprar… mas preciso do seu aval, rsrsrsrs!

  • FabianoSetembro 11, 2013 at 21:08 

    Nanda, já estou com vergonha em fazer tantas perguntas rsrsrs achei uma pedra para amolar Tramontina 400-1000, vc já utilizou essa pedra? ela está custando 99 reais no Submarino. Comprei a Faca p/ Sashimi e Sushi 300mm (Yanagui Ba) – Sekiryu.

  • Sushi a La CarteSetembro 13, 2013 at 13:58 

    Olá, Fabiano! Nunca usei da Tramontina, não sei te dizer. Você encontra pedras japonesas mais baratas 300-600. Quanto à faca, acho que você vai gostar bastante, eu tenho uma igual, mas isto também vai do gosto de cada um. Alguns sushimen gostam de facas mais pesadas. Eu gosto das mais leves. Abraços!

  • Sushi a La CarteSetembro 13, 2013 at 14:14 

    Olá, Fabiano! Grãos grosseiros, como 250 e 300 removem mais material da faca e não devem ser usados tão frequentemente quanto os grãos mais finos. Então, se você afiar regularmente sua faca, antes de casa uso, somente a textura fina pode ser utilizada (a 1000 no seu caso). Se usar muitas vezes e não amolar, vai precisar passar pela 250 antes da 1000. Abraços!

  • Sushi a La CarteSetembro 13, 2013 at 14:15 

    Oi, Fabiano! Vale à pena, sim. Veja as observações no meu outro comentário neste mesmo post. Abçs

  • daniloSetembro 24, 2013 at 9:55 

    Comprei as facas Zakharov Sashimi Puls e Kanto Plus, com lâminas de 27,5cm com os cortes orientados para canhotos. Que espetáculo de facas, pois além de verdadeiras jóias em aço de altíssima dureza, são brilhantes como espelho.

  • daniloSetembro 24, 2013 at 10:08 

    Tenho uma pedra 400/1000 da Tramontina, quebra o galho pra quem não é exigente. Eu jamais usaria nas minhas facas Zakharov. Aliás, uma das grandes vantagens da Zakharov é a permanência do fio por muito tempo, devido à dureza do aço. Quando eu sentir que o corte está imperfeito, (o que seguramente vai demorar), colo-as nos correios e envio para a fábrica em SP, e eles fazem a manutenção gratuitamente. Só pago as despesas de postagem. Digo isto pq eu não tenho prática em afiar facas, e acho muito arriscado perder uma faca dessas na base da tentativa e erro. Se errar o ângulo da afiação, Adeus. A pedra Tramontina uso somente nas facas baratas de 90,00 que comprei qndo eu estava iniciando no hobby.

  • sablinaOutubro 03, 2013 at 14:26 

    boa tarde,
    fiz um curso de Sushi na minha regiao. Comprei a faca de 27 cm yanaguiba, gostei dela, porem achei muito grande e tive dificuldades para amolar na pedra de caborium , poderia me passar umas dicas de como faco ela ficar amolada?
    Muito obrigada ,
    Sablina

  • walasseOutubro 09, 2013 at 16:38 

    Boa Tarde Fernanda estou querendo comprar uma faca e pedra para começar a fazer comida japonesa, tenho um dvd de um grupo Nigiri que ensina passo a passo a fazer , so que nele nao da muita especificação de facas e pedras, e estou com muita duvida em comprar. Gostaria de sugestoes suas para comprar a pedra e a faca, ja estou muito encioso pra começar hehe.. obrigado .

  • Rodrigo LopezOutubro 19, 2013 at 1:13 

    Prezada Fernanda, primeiramente, parabéns pelo site!
    Ao ler as duvidas das pessoas, ví que tu falaste sobre o bairro da Liberdade. Encontra-se neste bairro facas importadas? (Watanabe, Shigefusa).
    Saberias me indicar uma loja ou site onde posso encontrar e encomendar uma yanagiba destas marcas? Desde já agradeço. Grande abraço.

  • JoséNovembro 18, 2013 at 4:32 

    Olá Fernanda, muito bacana o site e o tutorial, parabéns!

    Você conhece a faca Sumikama pra sashimi? Estou pensando em importá-la. Sai a uns 120 reais a de 270mm, queria saber se vale mais a pena que uma tramontina, por exemplo. Abraços!

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 16:08 

    Olá, José Henrique! Ainda não tive a oportunidade de usar uma Sumikama. Mas por este preço, eu optaria pela legítima japonesa. Abçs

  • Sushi a La CarteJaneiro 07, 2014 at 16:28 

    Olá, Rodrigo!
    No bairro da Liberdade você encontra todo tipo de marca japonesa. Na internet, dê uma olhada no site Asia Shop. Abçs

  • Dalton Jr.Janeiro 29, 2014 at 14:56 

    Olá Fernanda, graças a suas dicas acabei comprando uma Sekiryu de 27 cm. Agora uma útima pergunta, kkkk, para amolar a faca, uma pedra de 600 é suficiente, se eu amolar todas as vezes em que eu usar ou eu preciso necessariamente de uma granulação menor?

  • Sushi a La CarteJaneiro 29, 2014 at 23:51 

    Olá Dalton! Amolando sempre que usar , uma 600 é suficiente, mas se deixar perder muito o fio, fica mais fácil uma dupla 300/600. Abcs

  • Raphael NunesMarço 12, 2014 at 17:15 

    Gostaria de uma ajuda! Preciso comprar facas para Sushi mas não conhece nem um lugar! Será que pode me indicar sites que venda essas facas??? Desde já fico muito grato! Obrigado!

  • Sushi a La CarteMarço 12, 2014 at 17:53 

    Olá Raphael! Experimente no site AsiaShop. Abraços!

  • MARCELO YUTAKA NOGUTIMarço 13, 2014 at 12:57 

    Encontrei seu site hoje, estou à procura de um presente para um amigo (“gaijin”) que é fascinado pela arte e culinária japonesa, excelente sua matéria não deixe de atualizar o “site”.

    Um abraço,

    Marcelo.

  • Tania Vidal PilettiMarço 27, 2014 at 0:46 

    Poxa…fiquei triste agora, estava tão empolgada para fazer mas, as facas tradicionais que temos não serve Fernanda? Caso se eu usar as tradicionais muda em que?
    Obrigada querida!

  • Sushi a La CarteMarço 28, 2014 at 21:29 

    Olá Tânia! Usando as facas tradicionais você vai ter principalmente limitações ergonômicas, ou seja, vai ter dificuldades para fazer cortes precisos. Mas se deus te deu limões, faça uma boa limonada! Amole bem as facas que tiver e faça uma experiência. Abraços!

  • Luís AkutsuMarço 30, 2014 at 11:58 

    Olá Tânia.
    Por acaso descobri seu site e naveguei por ele. Parabéns pela atenção que dispensa aos internautas! Você ministra aulas em qual cidade, quanto tempo leva e qual é o preço atual?

  • Sushi a La CarteMarço 30, 2014 at 21:15 

    Olá Luis! Obrigada pelo comentário! As atividades com os cursos foram encerradas, infelizmente. Abraços!

  • Daniel MakohinAbril 13, 2014 at 15:30 

    Boa tarde!

    Sou novo nessa de fazer sushi, mas para começar e usar só em casa, queria comprar uma faca boa mas que não fosse tão cara. Vi uma tal de kataoka de 210mm. Tem alguma ideia se é uma boa faca?

    Obrigado!!!

  • Marcelo CostaAbril 19, 2014 at 8:18 

    Olá Fernanda!
    Sou formando em hotelaria e ano passado fiz um curso de Sushi, aprendi muito até pq eu só ia aos restaurantes comer e pagar, hj vejo como esta Arte é lucrativa e muito saborosa, hj invento, crio e me profissionalizo muito.
    Na minha cidade é muito precário em restaurantes os Sushimans serem profissionais, hj em dia um, ajudante se torna Sushiman isso é bom ou ruim para que o Sushiman se torna um reconhecido Chef de Cozinha?
    Felicidades, Sucesso, Marcelo Costa, Cabo Frio, RJ.

  • Sushi a La CarteAbril 22, 2014 at 10:02 

    Olá Daniel! Nunca usei essa marca, não sei te dizer. Abraços!

  • Daniel MakohinAbril 29, 2014 at 17:36 

    Você recomendaria alguma faca mais em conta? Na faixa de R$100,00

    Obrigado!!

  • Sushi a La CarteAbril 30, 2014 at 15:15 

    Olá Daniel! Eu não tenho na verdade muitas restrições sobre as facas, além das que eu mencionei: comprimento e formato do cabo. A questão do preço está mais relacionada à resistência, precisão do corte e durabilidade do fio, mas você consegue sim fazer um bom Sushi com uma faca até de 20 reais. A relação que eu faço é: moer café com maquina e moer café com pilão. Os dois métodos são eficazes , mas a maquina é mais eficiente. Abraços

  • Sabrina NunesMaio 03, 2014 at 22:56 

    Gostaria de saber no rj onde acho uma faca destas pois não acho em lugar algum!!! o site q vc indica fico com medo de não chegar!!! a tempo seu blog e fantástico estou apaixonada….
    Gostaria de uma faca boa para iniciante, exigente!!kkk

  • HELIOMaio 16, 2014 at 0:52 

    GOSTARIA DE PARABENIZAR PELAS DICAS AQUI POSTADAS.E TBEM SE POSSIVEL DEIXAR MEU CONTATO.QUE AS VEZES AS PESSOAS QUE ENTRAM EM SEU SITE .OU ATE VC MESMA………POSSA UTILIZAR NOSSOS SERVICOS………….SOMOS AFIADORES DE FACAS DE PRIMEIRA LINHA.DE MESTRES BEM CONCEITUADOS……….QUE NOS PROCURAM PELA EXCELENCIA DE NOSSOS SERVICOS….CASO VC OU ALGUEM DE SUA PAGINA ESTEJE PRECISANDO DE FAZER UMA AFIACAO.ESTAMOS NO MERCADO A 60 ANOS..AMOLADOR MUKOTAKA…NO BAIRRO DA LIBERDADE..VENHA NOS CONHECER…………….E VER A MARAVILHA QUE SUA FACA PODERA FICAR……….EXCELENCIA EM QUALIDADE….E UM FIO..QUE SOMENTE VC A HORA QUE IRA RECEBER………….DARA A NOTA…….10………….OBRIGADO PELO ENSEJO…………..E AGRADECO A SUA ATENCAO DESDE JAHHH………..SUCESSO…………………

  • MarcelaMaio 18, 2014 at 18:52 

    Olá Fernanda,
    Faz tempo que tenho uma dúvida, e ainda não encontrei resposta. Por que a maioria das facas de sashimi tem fio de um lado só?
    Abraço,
    Marcela

  • Sushi a La CarteMaio 25, 2014 at 14:54 

    Olá Marcela! É uma ótima pergunta! Até onde eu sei, é pra dar mais precisão ao corte. Abracos!

  • BressyMaio 27, 2014 at 20:28 

    Como faço pra compra facas de sushi e quanto custa?

  • FelipeMaio 29, 2014 at 12:08 

    Alvaro e a mais quem interessar, Tojiro tem na Liberdade, na Rua dos Estudantes, 19, loja Tenman-ya.

  • Sushi a La CarteJunho 29, 2014 at 17:45 

    Olá Bessy! Veja o post sobre facas.
    http://www.sushialacarte.com.br/como-escolher-sua-faca-para-sushi/

  • Sushi a La CarteJunho 29, 2014 at 18:11 

    Olá Sabrina! Obrigada! Não conheço lojas no RJ, desculpe. Abraços

  • Sushi a La CarteJulho 01, 2014 at 21:36 

    Olá, Marcelo! Normalmente um grande sushi-chef começa como auxiliar, não só no Brasil, no Japão também, e a escalada até tornar-se um bom sushiman é longa, são anos de aprendizagem. Aqui o nível de exigência é menor, então em pouco tempo (meses) um auxiliar assume o balcão. Abraços!

  • LeandroJulho 10, 2014 at 0:19 

    Muito bom! esclarecedor, muito obrigado.

  • FernandoJulho 10, 2014 at 16:08 

    Olá Fernanda!

    Primeiro parabéns pelo ótimo blog, conheci-o hoje mas tenho certeza que usarei muito de seus conhecimentos, sendo que estou começando a fazer minhas receitas caseiras.

    Bom, como um bom iniciante, estou atrás da minha primeira faca.

    Em minhas pesquisas, tenho certeza que você já deve saber disso, mas me deparei com a Tojiro. Claro, um utensílio perfeito, porém bastante caro.

    Encontrei também a Sekiryu, que também li bem a respeito mas a distância de preço entre as duas me faz pensar a respeito!

    Gostaria de saber se posso contar com sua opinião/experiência para recomendação de uma boa opção! Por mais que seja cara, considero comprar a Tojiro se souber que não serei feliz com a Sekiryu.

    Muito obrigado.
    Abraço.

  • Sushi a La CarteJulho 15, 2014 at 0:22 

    Olá Fernando! Obrigada pelo comentário! Eu sou muito feliz com a minha Sekiryu! Rsrs! Já fui feliz até com uma tramontina! Olha, para uso caseiro esporádico não vejo problemas. Se fosse pra uso diário profissional valeria à pena investir mais. Abraços!

  • Sushi a La CarteJulho 15, 2014 at 0:23 

    ;)

  • takaAgosto 20, 2014 at 11:04 

    Oi Fernanda

    Parabéns pelo blog, achei as informações muitos interessantes.
    Ando muito interessado nestas facas de sashimi, tava quase pegando uma tojiro na amazom.
    Daí minha esposa percebeu meu interesse e me falou que tinha uma faca na casa dos pais que ninguém usava faz tempo (pelo menos uns 7 anos sem sair da saya) , e que deveria estar toda enferrujada.
    Qdo peguei esta faca, realmente ela estava muuuuiiiito enferrujada, quase toda a superficie estava oxidadada. Imagina uma faca enferrujada… ela tá pior. No entanto me pareceu ser muito boa. É uma tako hiki.

    A pergunta que lhe faço é se você sabe se o fato dela ter urasuki (a concavidade no lado oposto ao corte) já lhe confere um alto grau de qualidade. Ou não, se mesmo facas simples já costumam possuir a urasuki. Gostaria de saber isso para ver o quanto valeria a pena restaurá-la ou partir para adquirir uma nova.

    Grande abraço

  • GustavoAgosto 26, 2014 at 19:32 

    Boa tarde Fernanda!
    Primeiramente, obrigado pelas dicas do blog.
    Estou em uma dúvida que está me consumindo…
    Tenho essa seguinte faca:
    http://www.asiashop.com.br/prod,IDLoja,7773,IDProduto,1774967,facas-sushi-e-sashimi-faca-para-sashimi-e-sushi-240mm–yanagui-ba—-shimomura-mod–verdum

    Qual seria a indicação de pedra de amolar? Comprei essa:
    http://www.asiashop.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=7773&IDProduto=2255058

    Mas vi em tutoriais que é preciso comprar 2 pedras e que essa é para apenas para retoque final.
    Obrigado

  • Sushi a La CarteAgosto 27, 2014 at 8:08 

    Olá Taka! Obrigada pelo comentário! Que bom encontrar uma faca dessas! O fato de possuir urasuki confere sim muito mais qualidade. Eu tentaria restaurar, porém, deve ser em alguém de confiança, porque um mau desgaste ou má amolação podem destruir o urasuki! Veja mais detalhes sobre facas aqui: http://sushi.informe.com/facas-japonesas-tradicionais-dt1009.html. abraços!

  • Sushi a La CarteAgosto 27, 2014 at 8:52 

    Olá, Gustavo! Obrigada pelo comentário! Talvez essa associação facilite: de modo geral, quanto mais cara a faca, mais fina deve ser a pedra (2.000/3.000/5.000….). Claro que depende das características de cada lâmina, então uma boa loja de facas saberá te indicar a melhor pedra. Verifique se sua faca possui urasuki (concavidade nas costas da lâmina). Caso sim, esse é um exemplo de quando se deve usar pedras finas. Abraços!

  • Andre MachadoSetembro 10, 2014 at 15:26 

    Oi Fernanda,

    Sou canhoto, teria problemas em usar uma faca para destro? Para canhoto so achei uma Yanagi de 21cm =(

  • Sushi a La CarteSetembro 11, 2014 at 9:13 

    Olá, André! Você até conseguiria cortar os ingredientes, mas com a faca certa você tem um aproveitamento muito maior do fio, corta com mais facilidade. Abraços

  • Andre MachadoSetembro 12, 2014 at 15:11 

    E o que você acha das facas Zakharov Fernanda? Você conhece?

  • Sushi a La CarteSetembro 14, 2014 at 1:19 

    Olá, André! Nunca usei Zakharov. Sei que não são japonesas, mas de tradição russa. Abraços

  • joseSetembro 29, 2014 at 18:18 

    Parabens, excelente trabalho. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Isto e a unica coisa que ninguem tira da gente. Abs. Jose

  • RafaelOutubro 16, 2014 at 12:30 

    Bom dia, Fernanda!
    Primeiramente gostaria de dar os parabens pelo blog, ele é muito bom, varias dicas… obrigado pelo carinho e atençao com os demais!
    Gostaria de saber sobre cursos sobre a culinaria japonesa aqui no RJ, se souber me indica um, por favor! rs
    Amo a culinaria e aprendi a me deliciar e apreciar a culinaria japonesa, gostaria de num futuro bem proximo usar a culinaria como uma forma de renda.
    Mais uma vez grato por tudo.

  • Sushi a La CarteOutubro 20, 2014 at 11:18 

    Olá, Rafael! Obrigada pelo comentário! Infelizmente não conheço cursos no Rio. Abraços!

  • RafaelOutubro 20, 2014 at 12:35 

    Obrigado, Fernanda!

Deixe um comentário


+ 2 = 4

* obrigatório