You are here:

HomedicasComo fazer para o arroz não grudar na esteirinha de bambu?
Como fazer para o arroz não grudar na esteirinha de bambu?
01 10

Lembro-me bem de quando comecei a me aventurar com sushi e quase surtei pra fazer um uramaki (sushi enrolado ao contrário, com arroz pra fora) de tanto que o arroz grudava na esteirinha de bambu, chamada de sudare. Obviamente, eu não estava fazendo a coisa certa. Bem, eu não fazia ideia de que precisava plastificar a esteira. Do mesmo jeito que se usa água nas mãos para o arroz não grudar, deve ser usado o filme plástico no sudare. Ter aprendido isso foi a glória pra mim, e espero que seja útil pra você também. Siga os passos:

1. Limpe um canto da sua pia ou balcão, de preferência de mármore ou granito, e passe álcool;

2. Estique em torno de 50 cm de filme plástico sobre o balcão e posicione o sudare em cima com as ripas de bambu paralelas à borda do filme, do jeitinho que está na foto (não faz diferença deixar o lado verde ou o bege pra cima, até porque boa parte dos sudares tem os dois lados iguais):

IMG_2581

3. Dobre a borda do filme bem esticadinho até o meio do sudare:

plastificar sudare 3

4. Agora passe o rolo por cima, cobrindo todo o sudare com o filme, de modo bem firme e esticado – por isso o granito ajuda, pois não escorrega:

plastificar sudare 4

5.  Com o rolo já do outro lado, levante tudo junto, o sudare + o rolo e vire pra baixo:IMG_2586

6. Passe novamente o rolo para o outro lado, cobrindo todo o sudare de novo e esticando bem. plastificar sudare 6

7. Outra vez levante tudo junto, vire pra baixo e passe o rolo de novo pro outro lado. E faça isso mais umas duas vezes. No total serão umas quatro passadas, pra ficar bem firme:plastificar sudare 7

8. Rasgue o filme com a mão mesmo – não use faca nem tesoura:

plastificar sudare 8

9. Agora basta virar pra dentro as bordas de filme sobressalente e está pronto:

plastificar sudare 9

plastificar esteira bambu

Eu, como sempre ministrei cursos, tenho mais de dez esteirinhas e todas plastificadas. Além de ajudar no manuseio também é muito mais higiênico. Você pode usar o sudare desse jeito pra fazer qualquer rolinho, mesmo os hossomaki, que levam o arroz por dentro.

DICA: não precisa tirar o plástico e colocar de novo toda vez que fizer sushi. Basta limpar com um pano tipo perfex com álcool e usar na próxima sushizada. Quanto mais bem embalado, mais o plástico vai durar e mais fácil vai ser de limpar.

Abraços e boa prática!

10 Comentários

  • AlexeiMarço 06, 2015 at 16:57 

    Obrigado Fernanda! Você não sabe da sua importância para os amantes de sushi no Brasil! Seu trabalho transforma e impacta muitas pessoas sem você saber!

  • Gustavo BrazMarço 29, 2015 at 20:36 

    Fernanda, primeiramente parabéns pelo seu blog, é fantástico! Estou começando a me aventurar na culinária japonesa e ele tem sido uma mão na roda para mim, como já gosto de cozinhar terminei comprando a maioria dos utensílios indicados, as 3 facas basicas (boas :) ), benriner, e mais um monte de coisas. Saiba que o primeiro jantar que fizer brindarei a você. Kampai!!!

  • Sushi a La CarteAbril 19, 2015 at 22:05 

    Olá, Gustavo! Obrigada pelo comentário e pelo brinde, Rrsr! Você já começou muito bem tendo adquirido esses utensílios! Abraços e boa prática!

  • Sushi a La CarteJunho 11, 2015 at 17:36 

    Olá, Alexei! Obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber! Abraços!

  • JulianaJulho 17, 2015 at 22:15 

    Olá Fernanda! Eu já vi esteirinha de plástico e de silicone. Não seria melhor eu comprar uma dessas? Será que mesmo assim teria que plastificar?

  • Sushi a La CarteJulho 19, 2015 at 21:00 

    Ola, Juliana! Sendo de plástico ou silicone não precisa plastificar, mas as esteiras de bambu tem durabilidade bem maior. Abraço

  • JoelAgosto 04, 2015 at 2:35 

    Adoro o seu blog mas gostaria de dar uma dica simples. Após envolver com filme plástico, uma dica é passar um pouco de cream chease ou maionese sobre o filme para facilitar a aderência da alga na esteira. Mas a quantidade deve ser muito pequena. Só pra “hidratar” a esteira. Outra dica, no caso do hossomaki, não há necessidade de se utilizar a esteira.

  • WellingtonAgosto 04, 2015 at 14:24 

    Muitíssimo obrigado pela dica! Parabéns pelo seu trabalho!

  • Marcio lindo rsAbril 13, 2016 at 10:10 

    Mds..essa Fernanda é um anjo que veio nos ajudar ^^ Parabens pelo site!

  • Autec Sushi MachineAgosto 04, 2016 at 10:41 

    Bom dia,

    A Autec vem, de antemão, parabenizar o blog e aproveitar para informar a disponibilidade de esteiras plásticas, facilitando o preparo do sushi, e a limpeza por tabela. Confira em nosso site
    http://autecsushimachine.com/acessoriosID.asp?id=2#!/Plastic-Makisu-Esteira-lavável-higiênica-para-sushi.
    Nosso telefone para contato é (11) 2769-0420.

Deixe um comentário


+ 3 = 12

* obrigatório